UOL Notícias Tecnologia

23/10/2006 - 10h57

China quer obrigar internauta a usar nome real ao criar blog

PEQUIM (Reuters) - A Sociedade da Internet na China recomendou ao governo a adoção de procedimento que obrigue autores de blogs a usarem seus nomes reais online, publicou a mídia estatal na segunda-feira. A proposta é a mais recente de uma série de medidas do país para regular o conteúdo da Web.

O grupo, que é afiliado do Ministério da Indústria da Informação, informou que nenhuma decisão foi tomada, mas que o "sistema de nomes reais" é inevitável.

"Um sistema de nomes reais será uma escolha inevitável se a China quiser padronizar o desenvolvimento de sua indústria de blogs", publicou a agência de notícias estatal Xinhua, citando declaração do secretário-geral da Sociedade da Internet na China, Huang Chengqing.

"Sugerimos, em recente relatório enviado ao ministério, que um sistema de nomes reais seja implementado na indústria de blogs da China", disse Huang.

A China já impôs algumas medidas de controle sobre assuntos politicamente delicados, que normalmente são muito mais rígidos sobre o que é permitido na tradicional mídia estatal do país.

No ano passado, o Ministério da Indústria da Informação definiu regras sobre o conteúdo noticioso da Internet, consideradas por analistas como criadas para expandir as normas do governo sobre sites licenciados também para blogs e outras páginas.

A participação em grupos de discussão online mantidos por universidades do país também foi restrita apenas aos alunos das instituições.

Segundo a notícia da Xinhua, blogueiros disseminam informações inverídicas de maneira anônima gerando influência negativa sobre a sociedade.

A proposta da sociedade prevê que os internautas deverão fornecer nomes reais se quiserem criar um blog, mas poderão escrever nele sob pseudônimos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host