UOL Notícias Tecnologia

06/01/2009 - 09h42

HP mostra novo netbook e computadores ultraleves

Por Gabriel Medway

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Hewlett-Packard está mostrando uma série de novos computadores cujo foco é o controle de custos. Entre os novos produtos está um novo netbook dirigido a profissionais liberais, um par de notebooks ultraleves e um computador multimídia voltado a videogames.

Os produtos foram anunciados na terça-feira, antes da abertura da Consumer Electronics Show, que começa quinta-feira em Las Vegas.

As novas ofertas da HP estão mantendo a tendência vista em todo o mundo dos computadores pessoais, de busca de produtos menores e de custo mais acessível.

Ainda que as vendas mundiais de computadores pessoais estejam em queda, a HP, maior fabricante mundial de computadores, até o momento suportou a desaceleração melhor do que alguns de seus rivais. Os negócios diversificados do grupo oferecem certo isolamento quanto ao corte nos gastos das empresas e consumidores com tecnologia.

O novo netbook da HP, o Mini 2140, de 499 dólares, tem tela de 10,1 polegadas e um teclado cujo tamanho equivale a 92 por cento de um modelo de tamanho normal.

O 2140 pesa 1,2 quilo e sua bateria permite quatro horas de operação contínua. Ele é acionado pelo processador Intel Atom, de baixo consumo de energia.

A HP demorou a se envolver com o fenômeno dos netbooks, dominado pela Acer e Asustek. Mike Hockey, porta-voz da empresa, deixou claro que a HP vê o novo modelo ultraportátil como um "segundo" computador, e não como substituto das máquinas maiores.

Existe muita preocupação no setor quanto à possibilidade de que os netbooks pressionem as margens de lucros e roubem vendas de outros segmentos de computadores.

A HP também aproveitará a CES para lançar um par de novos laptops ultraleves, área que vem atraindo mais atenção dos fabricantes de computadores. Os novos modelos custarão menos que o MacBook Air, vendido pela Apple a 1.799 dólares, mas serão mais pesados.

A HP também anunciou um novo computador multimídia e para jogos, o Firebird, com preço inicial de 1.800 dólares e equipado com processador Intel Core 2 Quad e duas placas gráficas Nvidia GeForce.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host