UOL Notícias Tecnologia

17/03/2009 - 08h56

Vendas de computadores da Apple caem 16% em fevereiro

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - As vendas unitárias de computadores Mac, da Apple, caíram 16 por cento em fevereiro nos Estados Unidos, enquanto netbooks de baixo custo ajudaram a elevar em 22 por cento as vendas de computadores Windows, informou o grupo de pesquisa NPD.

As vendas unitárias de Macbooks despencaram 7 por cento, enquanto as de laptops Windows saltaram 36 por cento. Excluindo-se netbooks, os laptops Windows registraram alta de 16 por cento, segundo a NPD.

Os números da empresa são praticamente um medidor das vendas da Apple, mas não incluem dados sobre vendas diretas aos consumidores de fabricantes como Hewlett-Packard e Dell. Os números incluem vendas em lojas da Apple, bem como de redes de varejo como Best Buy e sites de comércio eletrônico como Amazon.com. Dados do Wal-Mart não são computados.

O analista da NPD, Steve Baker, afirmou que os produtos de alto preço da Apple estão provando ser de venda mais difícil uma vez que os consumidores norte-americanos enfrentam dificuldades em meio à recessão.

"Eu acho que o problema para eles continua sendo o preço neste tipo de ambiente", disse ele.

Entretanto, Baker observou que a "demanda está difícil em todo lugar... Por isso, os volumes da Apple podem ser menores diante da concorrência, mas, no fim do dia, eles têm mais chance de serem lucrativos que outros fabricantes".

Os preços também caíram em fevereiro. O preço médio de venda dos Macbooks recuou cerca de 7 por cento, para 1.512 dólares, revelou a NPD. Do lado do Windows, a popularidade dos netbooks é evidente, já que o preço médio de venda despencou 22 por cento, para 560 dólares.

Em desktops, as vendas da Apple caíram 36 por cento em unidades no mês passado, enquanto as de máquinas com Windows recuaram 10 por cento.

A Apple renovou sua linha de desktops há duas semanas, por isso analistas esperam uma retomada neste mês.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host