Inteligência artificial para ajudar o eleitor brasileiro

Alice Salvo Sosnowski

Alice Salvo Sosnowski

  • Folha Imagem

A eleição está aí. Época em que nós eleitores ficamos preocupados em conhecer melhor os candidatos que vamos votar. Porém, são tantas propagandas travestidas de notícia, fake news, que às vezes ficamos perdidos sobre de fato quem é quem.
Mas no pleito de 2018, o eleitor contará com a ajuda da tecnologia para identificar políticos que estão com a ficha suja.

Lançado no início de maio, o aplicativo Detector de Corrupção usa reconhecimento facial para dar informações dos candidatos e suas pendências na Justiça. O aplicativo - disponível para Android e iOS - usa apenas a câmera do smartphone e uma base de dados com informações oficiais encontradas em diversas instâncias, tribunais superiores, federais e estaduais.

VEJA TAMBÉM

Para utilizar o app, o usuário precisa apontar a câmera do celular para o rosto dos políticos que pode estar em fotos na Internet, na TV, em santinhos e imagens de jornal ou até ao vivo. Em seguida, através da inteligência artificial utilizando o reconhecimento de imagem, o sistema busca as informações de corrupção do político se ele estiver inserido na base de dados e mostra ao usuário os processos existentes contra o candidato.

O aplicativo está entre os os TOP 5 de downloads na Play Store e tem recebido diversos elogios dos usuários: "Esse app é perfeito! Nos ajuda e muito a acompanhar a política. Parabéns a todos os envolvidos e nos proporcionar esse conhecimento". Segundo a empresa Savoir Tecnologia, responsável pela criação da ferramenta, o app está atingindo a média de 10 mil downloads por dia.

Outra ferramenta popularizada pelos internautas é o plugin Vigie Aqui do navegador Google Chrome (disponível para download no site deles). A extensão marca com a cor roxa o nome dos políticos condenados, citados ou investigados pela Justiça. Basta passar o mouse em cima do nome que aparece uma ficha com todo o histórico judicial do político. As informações aparecem em todos os sites, buscadores, canais proprietários e até mesmo nas redes sociais. O projeto recebeu um leão de ouro no Festival de Cannes, uma das maiores premiações na área de comunicação.

Tanto o app como a extensão foram criados pelo Instituto Reclame Aqui, braço do site de reclamações, em parceria com o projeto Excelências e a agência Grey, "São milhares de políticos, por isso queremos dar maior transparência ao Brasil e ajudar as pessoas a saber em quem votar", explica o CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, idealizador do projeto.

Mas não é só neste ano de eleições que o cidadão tem acesso a ferramentas tecnológicas que o ajudam no processo político. O projeto Votenaweb já existe há alguns anos para aproximar os cidadãos da política. Tanto o site como o aplicativo apresentam de forma resumida os projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado.

Qualquer pessoa que se cadastrar pode votar contra ou a favor das propostas. E embora o voto seja simbólico e não interfira na aprovação das propostas, é uma boa forma de oferecer uma maneira simples de conhecer e debater o trabalho dos parlamentares. O site também oferece o histórico dos políticos e apresenta os projetos mais votados, os mais polêmicos e os mais comentados.

De acordo com o Webcitizen, empresa de tecnologia por trás da criação do projeto, o Votenaweb possui 380 mil usuários, mais de 8 milhões de votos em 5800 projetos de lei cadastrados. É a tecnologia ajudando no exercício da cidadania.

Alice Salvo Sosnowski

Alice Salvo Sosnowski é jornalista, especialista em empreendedorismo e sócia da agência digital Cinética. Autora do livro Empreendedorismo para Leigos e criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, atua também como professora da PUC-SP e influenciadora da Rede Mulher Empreendedora. Email: alice@cinetica.ag

UOL Cursos Online

Todos os cursos