Uma dúvida corriqueira para quem começa a utilizar a internet no celular é se a mudança de uma rede para outra acontece automaticamente. No caso, o internauta Rogério Santos quer usar tanto a internet via 3G como Wi-Fi.
A tecnologia 3G permite o acesso móvel à internet em alta velocidade em longas distâncias. O usuário dessa alternativa precisa estar dentro da cobertura da operadora de telefonia móvel, mas não próximo a um aparelho (caso de um roteador). Já com a tecnologia Wi-Fi, também de acesso móvel de alta velocidade, o usuário tem restrições quanto ao alcance do sinal. A conexão Wi-Fi pode ser fornecida em um hotspot (ponto de acesso público) – como em cybercafés, hotéis, aeroportos – ou por uma rede local privada, caso de uma residência com roteador, por exemplo.
Antes de tudo, para usar 3G no celular você precisa ter um aparelho que suporte a tecnologia, sua operadora precisa estar habilitada a oferecer o serviço e, em caso positivo, será necessário contratar com ela um plano de dados e internet. Você poderá contratar planos com velocidade maior ou menor e ainda ter direito a uma quantidade máxima ou ilimitada de megabytes para transferência de dados (uploads e downloads).
Cada marca de celular possui configurações próprias para o acesso à rede 3G. Para acessá-la, você deverá ir até o menu Redes do seu aparelho (vale consultar o manual do fabricante para achar o caminho específico).
Em vários fóruns pela internet encontramos usuários reclamando que não conseguem acessar a internet usando o Wi-Fi do aparelho. O que fazer?
Muitas vezes, isso acontece por problemas de compatibilidade entre o aparelho e o próprio roteador. Na maioria dos casos, a configuração do endereço TCP/IP (que envia e recebe informações) deve ser feita manualmente.
Para o procedimento, é preciso ligar na central de atendimento
ao consumidor do fabricante e solicitar a informação de como fazer o procedimento, uma vez que ele varia de modelo para modelo.
Se depois de acessar a internet via 3G você decidir mudar para uma conexão Wi-Fi de um hotspot ou rede privada, é preciso reconfigurar manualmente o acesso em seu celular (desabilitar a rede em uso e habilitar a Wi-Fi). Como dito anteriormente, cada aparelho possui uma configuração própria para internet no menu Redes, que deverá ser acessado.
Caso o usuário queira acessar internet a partir de um ponto de acesso gratuito, é necessário contratar previamente um provedor Wi-Fi, como o UOL Wi-Fi. O aparelho conecta-se à rede sem fio e quaisquer páginas acessadas serão redirecionadas a uma página especial de login. Nela, o usuário digita os dados do provedor, como nome de usuário e senha. Depois que os dados são aceitos, o acesso à internet é liberado.
Mesmo assim, é preciso que o usuário fique atento, pois certos modelos de celular dão prioridade à conexão com a operadora contratada sem que você perceba. Dessa forma, ainda que a rede Wi-Fi seja detectada e até mesmo indique a conexão com aparelho, ele pode estar conectado à rede 3G. Por exemplo, o sinal Wi-Fi fica fraco, cai e em vez de se reconectar à rede original, o aparelho se liga à 3G. Dependendo do plano contratado com sua operadora, a conta no final do mês pode subir (e muito).