UOL Notícias Tecnologia

14/02/2007 - 09h17

Velocidade de transferência de pendrives varia de acordo com arquivos

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Para testar o tempo de transferência dos arquivos para os pendrives e dos dispositivos de volta ao computador, utilizamos dois conjuntos de dados: um com uma pasta com 183 arquivos de músicas no formato MP3 e uma pasta com 232 imagens nos formatos JPG e PDF (total de 980 MB) e outro conjunto com 6.778 arquivos EXE, DLL e INI, entre outros (total de 780 MB).

Durante o teste, conferimos que o sistema trata os arquivos JPG e MP3 de maneira diferente —eles são transferidos mais rapidamente para o pen drive. Os arquivos executáveis e afins são mais lentos para a transferência. Softs antivírus também podem "atrasar" a transferência de arquivos de programas ou compactados, já que verificam esse tipo de dado em busca de códigos maliciosos.

Também é possível notar que a velocidade de cópia do pendrive para o computador é mais rápida, seja qual for o tipo de arquivo. Para a medição, fizemos dez cópias de cada conjunto de arquivos. Veja a seguir a média de tempo de transferência de arquivos de cada modelo:



O tempo de transferência de arquivos do PC para o pendrive foi sempre foi mais lento —isso porque a maneira como os dados são gravados na memória do chaveiro digital é diferente e mais lenta que em um HD. O tempo de upload de arquivos (do pen drive para o computador) é mais rápido exatamente pelo mesmo motivo.

No geral o Apacer HT203 é o que tem as melhores taxas de transferência. Na seqüência aparece o Freecom USBCard, e praticamente juntos nas últimas posições estão o Extralife 7123 e o Kingston U3 Datatraveler.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host