Dicas de Tecnologia

Erros do SEO: conheça vacilos que "escondem" seu site no Google

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

    Por causa de detalhes, muitos sites perdem posições valiosas no Google; saiba evitar

    Por causa de detalhes, muitos sites perdem posições valiosas no Google; saiba evitar

Para quem tem um site ou blog, o Google pode ser um grande aliado. Para quem está começando, a maior fonte de visitas são as pesquisas (salvo raras exceções em que o dono do site é muito popular em redes sociais). Porém, você também tem que ser um aliado do buscador. E aí começam os problemas.

Por causa de detalhes, muitos sites acabam perdendo posições valiosas no Google. São coisas que passam despercebidas pelas pessoas que ainda não conhecem SEO (entenda o que é SEO) ou que são fruto do exagero por quem deseja usar ferramentas de forma errada. Veja cinco desses erros:

Escrever títulos subjetivos em textos: um dos maiores erros de quem tem um site é registrado na hora de colocar títulos em postagens. Como o Google trabalha diretamente com palavras-chave, é muito importante colocar um título descritivo em um texto. Muitos iniciantes escrevem títulos como “Que absurdo” em textos para reclamar de empresas de telefonia. Provavelmente, ninguém vai chegar a ler essas reclamações. 

Para fazer um título que seja bom para o Google, pense em duas coisas: qual é a palavra principal do seu texto e a ideia. Veja o exemplo deste próprio texto. Ele fala de SEO e aponta os principais erros. Logo o título usa as palavras erros e SEO. Deixe os títulos mais subjetivos para escrever um poema ou uma música para o seu amor. 

Não marcar tags importantes (ou exagerar no número delas): a tag (marcador) de um texto é um recurso que pode ser muito eficaz se bem utilizado. O maior erros dos iniciantes é não usá-lo. Cada vez que você deixa de usar uma tag, você deixa de destacar alguns termos do seu texto.

Por outro lado, não adianta encher o seu texto de tags. Se você exagerar nos marcadores, raramente vai conseguir destacar alguma palavra. Fórmula mágica: use a palavra principal do seu site, mais a palavra principal do texto (até duas) e um conjunto (de duas ou três) palavras compostas. Em um texto como este, boas tags poderiam ser: UOL Tecnologia, SEO, Otimização de sites, dicas de SEO e erros de SEO.  

Não usar links internos: A linkagem interna não é útil apenas para SEO. Os links são um dos elementos que ajudam a tornar um texto na internet totalmente diferentes dos feitos no impresso. Não aproveitar o recurso é desperdiçar umas das melhores coisas da web. Infelizmente, algumas pessoas não sabem disso.

Se você acha que links internos deixam um texto “feio”, aqui vai um motivo mais prático para você começar a usá-los. O Google dá mais valor para páginas que recebem links. Então, se você criar links internos, vai estar ajudando outra página do seu próprio site. O ideal é linkar as palavras-chave dentro do texto (como no exemplo que está no segundo parágrafo do “O que é SEO”)

Usar muito flash ou Java nas páginas: Existem alguns recursos que deixam sites “lindíssimos” (ou não) e que são feitos em Flash ou Java. Algumas pessoas abusam deles. Há dois grandes problemas nisso.

O primeiro é que eles tendem a deixar os sites mais pesados. Além de um site lento ser um teste de paciência para os visitantes, o Google pode puni-lo. Explicando de forma bem simples: o Google tem um robô que vasculha todos os sites do mundo (ou quase todos) para ver se há atualizações, quais são as palavras-chave etc. Se a sua página demorar para carregar, o robô vai embora sem coletar esses dados.

O outro problema é que Java e Flash não são indexados pelo Google. Ou seja, se você escrever um texto e colocar em Java, o robô (sempre ele) não vai reconhecer. E aí o Google vai ignorar o seu site. Por isso, Java e Flash só com moderação.  

Errar no nome do site: o último dos cinco erros citados (pode ter certeza que existem muito mais) é o da escolha do nome errado para um site. Entenda nome errado por nomes muito longos ou que não descrevem o conteúdo. O grande problema disso é que se trata de uma falha que não pode ser desfeita. O ideal é fazer uma boa pesquisa antes de batizar uma página na internet. Para não cometer esse último erro, veja esse passo a passo de como escolher o nome de um site.  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos