Black Friday 2017

Recebeu e-mail com super desconto da Black Friday? Pode ser golpe

Do UOL, em São Paulo

A semana da Black Friday nem começou no Brasil e cibercriminosos já estão aplicando golpes. Um dos mais recentes é um falso e-mail que tem sido enviado para internautas com a promessa de um grande desconto na compra de uma Smart TV.

Segundo a empresa de soluções de segurança Nodes Tecnologia, que identificou a ameaça, o golpe consiste em atrair os usuários para roubar seus dados financeiros.

Veja também: 

Reprodução

No caso analisado, o modelo Smart TV LED Ultra HD 60 Polegadas que custaria mais de R$ 4 mil é oferecido no falso e-mail por R$ 1.099.

A empresa, que distribui o antivírus Avira, acrescenta que os criminosos aproveitam justamente o período em que os consumidores iniciam suas pesquisas de preços e que muitas lojas antecipam ofertas. Por isso, é preciso desconfiar aos descontos muito grandes.

Black Friday

Este ano, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. Inspirado nos Estados Unidos, o evento é marcado por megaliquidações em várias partes do mundo.

Diante da proximidade da data, os consumidores devem seguir algumas medidas de segurança para evitar cair em novos golpes:

  • Mantenha o sistema operacional do computador e celular sempre atualizados;
  • Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a);
  • Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;
  • Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos