Topo

Já conhece a "Carteira de Trabalho Digital"? Veja pra que serve e como usar

Carteira de trabalho digital pode ajudar o trabalhador - Leticia Moreira/Folhapress
Carteira de trabalho digital pode ajudar o trabalhador Imagem: Leticia Moreira/Folhapress

Colaboração para o UOL

06/12/2017 04h00

Com as pessoas cada vez mais usando smartphones, nada mais normal que o governo facilitar o acesso a serviços públicos pela plataforma. Uma das últimas iniciativas nesse sentido é o aplicativo CTPS Digital, que é uma espécie de “Carteira de Trabalho Digital”, lançada na última terça-feira (21) pelo governo federal.

Antes de explicar como usar o aplicativo, é importante notar que o uso da aplicação não substitui a carteira física, como a CNH virtual. O objetivo da CTPS Digital é ajudar na solicitação de uma carteira - primeira via ou segunda via, no caso de perda - e facilitar a visualização de informações dos seus vínculos empregatícios e sobre carteiras anteriores.

Veja também: 

Para a primeira atividade, basta baixar o app, disponível para Android e iOS, abri-lo e escolher a opção Solicitar CTPS para fazer o pré-cadastro do pedido. Já a segunda exige um pouco mais de trabalho, que é o que você confere abaixo no passo a passo:



1. Com o CTPS Digital aberto, toque na opção Entrar.



2. Ele vai pedir um login usando o CPF e uma senha. Aí, você deve ter acesso à internet e colocar sua senha do cadastro cidadao.br, que é uma forma de acesso a serviços, informações e sistemas do governo.

Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada no iOS e Android - Reprodução - Reprodução
Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada no iOS e Android
Imagem: Reprodução

Caso você não tenha este login, basta tocar na opção “Cadastre-se”, que abrirá uma janela do navegador. Se quiser, este processo pode ser feito pelo seu computador por este link do Ministério do Trabalho.

3. Lá, o usuário deverá informar dados pessoais (como CPF, nome da mãe, Estado em que nasceu) e algumas informações relativas a trabalho, como última vez que teve a carteira assinada ou a última vez que pagou a Guia da Previdência Social via carnê.



4. Após a validação das informações, o sistema gerará uma senha numérica temporária. Anote-a e volte para a área de login do app.

5. Digite seu CPF e senha temporária. Como é o primeiro login no app CTPS Digital, ele vai pedir para você trocar a senha por uma de 9 caracteres, que deve conter pelo menos um número e um caractere especial (como @ ou !, por exemplo).

6. Com a nova senha definida, volte para a área de login e digite seu CPF e a nova senha. Agora, você poderá navegar pelo app para conferir seus contratos de trabalho e detalhes de sua carteira de trabalho, como número e série.

Caso você tenha dúvidas sobre o uso da CTPS Digital, o Ministério do Trabalho conta com uma área de perguntas e respostas.