Topo

YouTube assume vitória dos vídeos verticais em atualização para Android

Divulgação
Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/03/2018 12h08

Os fãs dos vídeos verticais gravados no celular ganharam mais uma. O YouTube deu mais um passo na "normalização" da tendência ao incluir, nesta semana, uma funcionalidade em seu app para Android que adapta o enquadramento de tela para vídeos neste formato. O app para iOS já conta com isso desde o ano passado.

O player dinâmico do app do YouTube passa a se ajustar sozinho a essa proporção --quando o vídeo original já foi gravado na vertical, claro. Se você, assim como William Bonner, prefere à moda antiga, mantenha a calma: os vídeos originalmente horizontais da plataforma não sofrerão alterações.

VEJA TAMBÉM:

Com isso, as barras pretas que marcavam as laterais desse tipo de vídeo vão sumir, deixando a exibição em tela quase cheia, com o título e descrição no rodapé da tela. Se você virar o celular na horizontal, o vídeo vertical preencherá a tela toda, mas voltará a ter barras pretas nas laterais.

Na vertical, quando você deslizar para baixo para ver os vídeos relacionados e comentários, o player vai apertar um pouco o enquadramento, perdendo assim um pouco de informação (ver imagem acima). Mas basta deslizar para cima para voltar à exibição em tela cheia.

Os vídeos verticais surgiram com o advento das câmeras dos celulares. Sempre foi preciso segurar o celular na horizontal com as duas mãos para obter o enquadramento clássico, mas como as pessoas preferem fazer tudo no celular com uma mão só, o vídeo vertical virou mania.

As redes sociais acabaram abraçando o formato com o tempo, como o Snapchat e o Instagram Stories, cujo design privilegia a exibição e acesso às ferramentas na vertical mesmo.

Quer apagar uma mensagem no WhatsApp depois do tempo limite? É possível

UOL Notícias