Chrome vai bloquear reprodução automática de vídeos conforme seu uso

Do UOL, em São Paulo

  • Pixabay

    Google Chrome passará a bloquear reproduções de acordo com gosto do usuário

    Google Chrome passará a bloquear reproduções de acordo com gosto do usuário

O Google Chrome, o navegador de internet mais utilizado hoje em dia, passará a bloquear a reprodução automática de vídeos conforme o uso de cada um. A novidade anunciada nesta quinta (3) é mais uma tentativa do Google para melhorar a experiência do usuário.

Há um tempo o Chrome já vinha anunciando a intenção de não permitir que vídeos começassem automaticamente quando um usuário abrisse uma página. Em dezembro, o navegador permitia deixar mudo todos os vídeos de um site. No último mês, a empresa bloqueou a reprodução automática de vídeos com som. Agora o recurso avançou um pouco.

Veja também: 

A empresa percebeu que nem todos os usuários gostam que um vídeo não rode quando eles estão esperando ver algo. É por isso que o navegador passará a aprender com o gosto de cada um – os sites que o usuário deixa o vídeo rodar e as páginas em que ele fecha a aba, pausa o vídeo ou deixa no mudo.

Segundo o Chrome, se você não tiver nenhum histórico de navegação, ele vai permitir a reprodução automática de vídeo em mais de mil sites em que o Google vê um alto percentual de visitantes que assistem a mídias com som.

No entanto, a lista é mudada à medida que você navega na web. Assim, o Chrome passará a permitir reproduções automáticas em sites que você costuma ver vídeos ou então bloquear de sites em que você não gosta. A experiência, segundo o Google, será personalizada para cada usuário.

"Enquanto você ensina o Chrome, você pode ter que clicar em 'play' às vezes, mas no geral a nova política vai bloquear metade das reproduções automáticas indesejadas. Então você terá menos surpresas e barulhos indesejados quando abre um site", aponta o Chrome.

A novidade já está disponível na mais recente versão do Chrome, a 66.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos