De olho na segurança

É golpe: lista de "postos com gasolina" no WhatsApp visa te roubar

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

    Golpe no WhatsApp tenta usar greve dos caminhoneiros para fazer vítimas

    Golpe no WhatsApp tenta usar greve dos caminhoneiros para fazer vítimas

Nem mesmo o drama de brasileiros com a greve de caminhoneiros e a escassez de produtos como gasolina foi respeitado por cibercriminosos. Em meio ao caos em algumas cidades, um novo golpe no WhatsApp tem aproveitado a situação para enganar muitos usuários do aplicativo – precisamente, mais de 60 mil pessoas nas últimas 24 horas.

A ação, flagrada pela Kaspersky, é bem simples. No WhatsApp, há uma mensagem que diz simplesmente "Aqui esta (sic) a listas dos postos que receberão gasolina hoje, confira:" seguido de um link. Não clique nele e, mais importante ainda, não compartilhe a mensagem.

Veja também: 

Se você clicar no link, será enviado para uma página fraudulenta. Lá o criminoso diz que para acessar a lista completa dos postos que receberiam o combustível é preciso compartilhar a informação com três amigos – cidade e Estado da vítima também são solicitados.

Reprodução
Criminosos pedem compartilhamento e informações como cidade e Estado

Depois que você compartilha a suposta informação com contatos do mensageiro, o site passará a encaminhar o usuário para várias páginas que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos ou apenas para sites cheios de propagandas.

Reprodução
Golpe oferece suposta lista de postos que receberão gasolina

"O criminoso ganha de muitas formas: milhares de page-views no site cheio de propaganda, instalação dos aplicativos sugeridos pela página em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente", aponta Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Segundo a empresa especializada em segurança, o domínio utilizado no golpe é o mesmo usado para hospedar outras ações maliciosas no aplicativos. O ataque já está sendo bloqueado por produtos de segurança da Kaspersky.

Para evitar cair em golpes no WhatsApp, é bom seguir algumas dicas. Confira abaixo:

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos