Facebook começa a liberar ferramenta de "descurtir" comentário no Brasil

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Facebook diz querer uma discussão pública melhor na rede social

    Facebook diz querer uma discussão pública melhor na rede social

O Facebook começou a liberar para alguns usuários no Brasil em fase de testes uma novidade que funciona como uma espécie de "descurtir" ou "aprovar" comentários na rede social. O botão, que já funciona em testes nos Estados Unidos e outras regiões do mundo, é adicionado em comentários de usuários, que receberão votação de outras pessoas.

Você pode dar tanto um voto positivo quanto um voto negativo para outros usuários. Na prática, o recurso funciona de forma muito parecida com outros do tipo na internet.

A rede social não quer que o recurso seja simplesmente tratado como um "descurtir", mas sim como um rankeamento de comentários - na prática, contudo, é o mais próximo que o usuário terá de expressar que não gostou de um comentário. 

Veja também:

A redação do UOL Tecnologia já conseguiu testar o recurso. Aparentemente, ele funciona apenas em algumas poucas páginas e comentários públicos em fase de testes – conseguimos usar o recurso na página, por exemplo, da Netflix e de alguns políticos candidatos à Presidência.

Reprodução
Você poderá dar votos em comentários no Facebook

Não será possível votar em comentários feitos em publicações de usuários comuns do site, como seus amigos – ele funcionará apenas em páginas. No futuro, o algoritmo da rede social poderá ordenar os comentários em forma de votos positivos, em vez de colocar os comentários que tiveram mais reações em primeiro lugar.

O recurso já está funcionando tanto na versão desktop quanto mobile da rede social. Em contato com o UOL Tecnologia, o Facebook disse que a novidade está em fase de testes e não sabe ainda se ela será implementada para todos os usuários. 

É bom deixar claro que as curtidas e outras reações continuam valendo nos comentários – o voto é apenas algo que vai além disso.

Segundo o Facebook, o novo recurso visa oferecer uma discussão pública mais positiva na rede social. Confira o posicionamento da rede social:

"As conversas públicas são um componente importante do Facebook, e as pessoas têm nos dito que elas querem maneiras de escolher quais discussões são construtivas. Estamos fazendo um teste que permite às pessoas classificar os comentários em posts de Páginas públicas com muitos seguidores. Esse recurso permite que as pessoas coloquem mais para cima os comentários que estimulam debates mais produtivos e para baixo aqueles que consideram ofensivos ou desrespeitosos. Isso não afeta as conversas pessoais com amigos".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos