Topo

Acessório do Google para TV, Chromecast tem falha que expõe localização

Chromecast - Divulgação
Chromecast Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 10h51

O Google corrigirá uma falha de segurança recém descoberta no seu acessório para TV, o Chromecast, e para seu alto-falante inteligente Google Home, que revela a localização do usuário a partir do wi-fi da residência. A informação veio de Craig Young, pesquisador da firma de segurança "Tripwire".

O Google planeja lançar uma atualização de segurança em algum momento nas próximas semanas para consertar a falha, segundo o site "Krebs on Security", que deu a notícia nesta segunda-feira (18).

VEJA TAMBÉM:

O bug funciona explorando uma lacuna nos sistemas do Google que cruzam uma lista de redes wi-fi próximas com a dos serviços de localização geográfica do Google --algo que também é usado no Google Maps. Assim, conseguem a localização da casa do usuário com grande precisão, triangulando pontos fortes de sinal de wi-fi.

Além disso, esse bug pode ajudar os golpistas a criar ataques de "phishing" (do tipo "isca" falsa sobre um tema atraente) e extorsão mais realistas.

Google Home - Divulgação - Divulgação
Google Home
Imagem: Divulgação

Sabendo da localização da pessoa, golpes comuns, como avisos falsos do FBI ou da Receita Federal, ou ameaças de divulgar fotos comprometedoras ou expor algum segredo a amigos e familiares, podem aparecer mais convincentes, com uma frase assustadora do tipo: "Você, que mora na [endereço real da pessoa], saiba que vamos divulgar suas fotos".

Para o usuário, a única precaução possível atualmente seria deixar de usar seu Chromecast ou Google Home --este último não está à venda no Brasil, só no exterior-- até o Google liberar a correção. Se isso não for possível, apenas desconfie de qualquer link ou mensagem estranha que apareça para você.

Veja como localizar um celular ou tablet perdido

UOL Notícias