Topo

Segurem seus capacetes, o Google Maps para motos começa a acelerar; entenda

Francis R. Malasig/EFE
Imagem: Francis R. Malasig/EFE

Helton Simões Gomes

Do UOL, de São Paulo

21/07/2018 15h34

Pedestres, motoristas de carros, ciclistas e quem pega transporte público já conseguem traçar no Google Maps as melhores rotas de acordo com o meio de locomoção escolhido. Já os motociclistas, até agora fora dessa lista, podem começar a alimentar as esperanças: o Google começou a oferecer o recurso que sugere os melhores caminhos para motos em mais países nesta semana.

Se até agora, apenas a Índia contava com o serviço, nesta semana países e regiões do Sudeste asiático começaram a recebê-lo: Hong Kong, Indonésia, Malásia, Miamar, Filipinas, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

VEJA MAIS:

Como é voltada para motos, a navegação usa pontos de referência em vez de nomes de ruas e avenidas. Sai o “vire na rua tal”. Entra o “vire depois do hospital”.

Além disso, o caminho traçado é mostrado de tal forma no smartphone que os motociclistas podem olhá-lo e memorizar os trechos antes de começar a viagem.

Outra diferença é que o itinerário é traçado conforme as características de uma moto. O tempo até o destino é estimado conforme a velocidade média de uma moto, normalmente maior que a de carros. O caminho também pode ser mais curto, já que motociclista podem pegar atalhos por ruas estreitas.

Google Maps já mostra em alguns países rotas pensadas para motos - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Imagem: Divulgação/Google

Por ora, esse recurso funciona no app apenas para Android. Não há previsão de quando chega ao iOS. O Google também não informa quando ou se pretende levar a ferramenta para outras localidades, como o Brasil. Mas a escolha pelos países asiáticos sinaliza que a expansão está acontecendo rumo a regiões com muitos motociclistas – a Índia é aquele com maior número de condutores de motos e os outros registram o maior crescimento de pilotos.