Topo

Fica perdido com mapas? O Google vai indicar o caminho certo no mundo real

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 17h23

Não é todo mundo que se entende com as orientações dadas pelo Google Maps. Foi com isso em mente que a empresa introduziu o uso da câmera do celular para ajudar na navegação dos usuários do aplicativo de mapas e localização, uma das novidades apresentada nesta terça-feira (8) na conferência Google I/O, ao lado de detalhes da nova versão do Android e de funcionalidades inéditas no Google Fotos.

Para auxiliar quem se atrapalha no deslocamento só com as coordenadas de um mapa, o Google Maps aproveitará a câmera do smartphone e, com sua inteligência artificial, deixará mais clara a localização do usuário

Novo Google Maps - Reprodução - Reprodução
Uma raposinha vai te guiar pelo caminho, em realidade aumentada
Imagem: Reprodução

Ao abrir um trajeto no aplicativo, basta mirar a lente da câmera para a rua e o sistema mostrará as direções (com setas e informações sobre pontos de interesse) sobre a imagem que você vê na tela. Ou seja: ele entenderá exatamente onde você está e te guiará para seu destino de forma mais simples.

“GPS e bússola não vão ser precisos o suficiente para saber pra que lado você vai. Então essa sacada de usar a visão de computador para você se localizar. Nós estamos muito confortáveis de que isso é uma coisa que a tecnologia vai poder fazer. mas precisamos testar em muitos lugares do mundo", aponta Luiz André Barroso, vice-presidente de engenharia do Google Maps. 

Só vamos lançar quando tivermos confiança de que vai funcionar muito bem em todos os lugares. Estamos trabalhando para que a tecnologia fique cada vez mais precisa e funcione perfeitamente

Na apresentação, a companhia mostrou um teste embrionário de uma raposinha como uma espécie de guia. Bastaria segui-la para manter a direção correta até o destino final. 

O Google Maps também vai começar a oferecer opções de lugares para você ir com base em suas preferências. O objetivo do Google é ajudar os usuários a descobrirem coisas com base nos gostos de cada um. A tecnologia vai trabalhar com pontuações e mostrará o quanto determinado lugar é compatível com você - do mesmo jeito que a Netflix faz com filmes. 

Veja também: 

Câmera que entende

A câmera inteligente do Google, chamada Google Lens, agora consegue reconhecer palavras e não é preciso tirar uma foto para ela funcionar. As novidades também foram anunciadas durante a conferência anual de desenvolvedores.

A empresa confirmou que a tecnologia chegará aos dispositivos LG G7, Google Pixel e outros modelos com Android da Motorola, Sony, Nokia, TCL, Asus (entre outras) a partir da próxima semana.

O Google Lens ainda não é o produto mais popular da empresa, mas envolve uma tecnologia promissora, já que permite que o usuário aponte a câmera para coisas e receba informações sobre ela automaticamente – como pratos de comidas, animais, roupas, móveis, prédios.

Unindo inteligência artificial e aprendizado de máquina, o recurso agora consegue ler textos de menus de restaurantes, cartões de visitas, placas de trânsito e qualquer outro tipo de imagem. Mas não apenas isso: ele entende o contexto em que você está.

Você está com dúvidas sobre os ingredientes do prato de um cardápio? Posicione a câmera do celular em frente ao menu, selecione na tela o nome do prato e o Google te mostrará automaticamente as informações que encontrou sobre ele. Por exemplo, num menu escrito "feijoada", sem informações sobre o prato, o software poderia trazer ingredientes como "feijão, miúdos de porco e bacon"

Segundo a empresa, o Google Lens consegue entender contextos de frases e não apenas uma palavra solta. Por isso, dá uma experiência mais detalhada para os usuários.

Curti o estilo

Por fim, o Google apresentou ainda o “style match” (combinação de estilo, em tradução livre). Ao posicionar a câmera em móveis, objetos de decoração ou roupas, o Google Lens oferece opções de produtos inspirados nos modelos da foto. Assim, vai dar sempre para comprar uma "brusinha" parecida com a das suas amigas. 

O Google Lens foi lançado oficialmente durante a conferência anual para desenvolvedores do ano passado. Até então, a tecnologia funcionava com o Google Fotos e o Google Assistente dos celulares Pixel. Mas agora a empresa está ampliando o seu uso.

VEJA TAMBÉM