UOL Notícias Tecnologia

13/05/2010 - 07h00 / Atualizada 13/05/2010 - 07h00

Estudo afirma que tecnologia traz felicidade – principalmente para as mulheres

Da Redação*

Tecnologia traz felicidade

  • Getty Images

    "A tecnologia pode aumentar os sentimentos de segurança, liberdade pessoal e poder, coisas que em conjunto dão a nós satisfação na vida", diz psicóloga

Acesso a computadores, internet e dispositivos para comunicação aumentam a sensação de satisfação e bem-estar. A conclusão é de um estudo feito pelo BCS-Chartered Institute IT, da Inglaterra, com 35 mil pessoas ao redor do mundo. O relatório revelou ainda que as mulheres são mais beneficiadas do que os homens pelo acesso às tecnologias que ajudam na comunicação, em parte porque elas frequentemente têm um papel central em suas famílias e círculos sociais.

Segundo o estudo, as redes sociais e a reunião das informações online podem ajudar as mulheres a equilibrar e gerenciar todos os diferentes papéis que desempenham em suas vidas.

O relatório The Information Dividend: Can IT make you ‘happier’? (O dividendo da informação: a tecnologia pode fazê-lo mais feliz?) aponta ainda que mulheres em países subdesenvolvidos podem ser ainda mais beneficiadas pelo uso da tecnologia da informação.

Isso porque  grande parte das melhoras na satisfação com a vida acontecem para aqueles que estão mais à margem da sociedade. Aqueles com menos renda e educação parecem se beneficiar mais com o acesso à tecnologia. “A pesquisa indica essa relação, mas não o mecanismo; essa é uma área para estudo posterior”, diz Michael Willmott, cientista social autor do relatório.

A psicóloga Donna Dawson, que analisou o estudo, explica a relação entre tecnologia e felicidade. "Ao nos dar escolhas, permitindo o acesso à informação e nos colocando em contato com outras pessoas, a tecnologia pode aumentar os sentimentos de segurança, liberdade pessoal e poder, coisas que em conjunto dão a sensação de satisfação na vida”.

Já Elizabeth Sparrow, presidente do BCS-Chartered Institute IT, acredita que o estudo alerta para a importância que a tecnologia desempenha em nossas vidas. "A Sociedade da Informação deve ser um lugar onde a tecnologia é usada para melhorar a satisfação com a vida e apoiar os nossos objetivos individuais e coletivos, e não para desgastá-los ou prejudicá-los".

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host