UOL Notícias Tecnologia

29/10/2010 - 10h06 / Atualizada 29/10/2010 - 19h06

iPhone 4 coloca Apple entre cinco maiores vendedores de celular do mundo

Da Redação
  • Fernando Pilatos/UOL

    Paulistanos fizeram fila no shopping Eldorado para comprar iPhone 4 no lançamento

As boas vendas do iPhone 4, no terceiro trimestre deste ano, colocaram a Apple em uma lista da consultoria IDC (International Data Corporation) com os cinco maiores vendedores de celular do mundo. Até então, a companhia não aparecia entre os “top 5” do relatório. A Apple fez sua estreia já em quarto lugar (14,1 milhões de iPhones vendidos), passando na frente da RIM, que caiu da quarta para a quinta posição (12,4 milhões de aparelhos BlackBerry no terceiro trimestre). Com a chegada da Apple, a Sony Ericsson saiu da lista pela primeira vez desde 2004, quando o ranking foi criado.

A Nokia continua liderando as vendas globais, com 110,4 milhões de aparelhos no trimestre. Atrás dela vem a Samsung (71,7 milhões) e, na terceira posição, fica a LG (28,4 milhões). Juntos, os fabricantes fora da lista dos cinco maiores venderam 103,8 milhões de aparelhos em um trimestre. A soma total, segundo a IDC, é de 340,5 milhões de telefones celulares vendidos – aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O crescimento da Apple no mercado de telefones é atribuído ao lançamento do iPhone 4 em 17 novos países no último trimestre. “O desempenho recorde foi registrado apesar do ‘Antenagate’, nome usado para descrever o problema de recepção que alguns usuários disseram ter enfrentado com o aparelho em julho”, lembra a consultoria.

“A entrada da Apple no ranking mostra a importância cada vez maior dos smartphones para o mercado. Além disso, os fabricantes de aparelhos que oferecem smartphones populares estão entre os que mais crescem”, afirmou Kevin Restivo, analista da IDC. “Aqueles que não criarem um portfólio com smartphones terão um desafio para manter sua participação no mercado e crescer futuramente.”

Se comparado o terceiro trimestre de 2009 com o de 2010, o crescimento da Apple nas vendas de celulares foi de 90,5%. A RIM aparece em segundo lugar (45,9%), seguida por Samsung (18,6%) e Nokia (1,8%). A LG apresentou queda de 10,1% na comercialização de seus telefones. Segundo a consultoria, a taxa de crescimento no mercado de smartphones deve ser de 55% ao ano.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host