UOL Notícias Tecnologia

07/03/2011 - 07h02 / Atualizada 30/01/2015 - 21h29

Sala de aula futurista usa Wii, computador e óculos 3D para aula de física

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha

Você se lembra do professor desenhando um campo magnético na lousa com giz? Na sala de aula do futuro, fica mais fácil entender esse e outros conceitos complexos que os professores tentavam explicar em duas dimensões. Com a tecnologia 3D e a realidade virtual apresentadas na Cebit 2011, que chega ao fim neste sábado (5), em Hanover, estudantes terão a chance de entender melhor matérias como Física, Biologia e Matemática.

Professores, engenheiros e programadores se uniram para desenvolver a cyber sala de aula: o sistema reúne um computador, um controle remoto do Wii e o suporte 3D (pode ser um par de óculos preparado para imagens tridimensionais, uma tela imersiva, que dispensa o uso do objeto, ou uma TV 3D).

De acordo com a Visenso, empresa que comercializa esse sistema, “é preciso olhar além dos métodos e ferramentas educativas convencionais”, caso um país queira se manter competitivo. A cyber sala custa em torno de 50 mil euros (R$ 115 mil)– um investimento caro, mas que promete facilitar a aprendizagem dos estudantes.

O UOL Tecnologia experimentou uma “aula de Física” apresentada na Cebit. De fato, a tridimensionalidade e o movimento dos objetos na tela impressionam. O problema foram os óculos necessários para enxergar o conteúdo 3D, que não são muito confortáveis. Para o rosto da repórter, pequeno, eles a toda hora caíam.

Se alguma escola tem interesse no sistema, deve pensar em modelos de óculos que se adaptam melhor a variados tamanhos e formatos de rosto – também tem a questão de quem já usa óculos ter de colocar o 3D sobre eles. Ou em telas que dispensem o uso do acessório para enxergar o efeito.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host