Livros eletrônicos são mais vendidos que livros impressos na loja da Amazon, diz empresa
O crescente consumo de livros digitais já está mostrando sinais no mercado editorial. Prova disso é que a Amazon.com, empresa de comércio eletrônico americana, anunciou nesta quinta-feira (19) que a venda de e-books (livros eletrônicos) já superou a de exemplares impressos (capa dura ou brochura).
"Os consumidores estão comprando livros em formato Kindle [leitor de livro eletrônico da empresa] com mais frequência que livros impressos. Nós tínhamos esperança que isso aconteceria, mas nós nunca imaginamos que isso seria tão rápido”, disse Jeff Bezos, diretor-executivo da Amazon, em comunicado à imprensa.
A Amazon começou a vender livros impressos em 1995. O leitor de livros eletrônicos Kindle e títulos para o equipamento foram lançados em 2007. Desde então, de tempos em tempos, a quantidade de livros digitais foi superando a de impressos.
O primeiro marco foi em julho de 2010, quando os e-books foram mais vendidos que livros capa dura. Depois, em janeiro de 2011, foi a vez de os livros de brochura (mais baratos que de capa dura) serem superados.
Atualmente, a Kindle Store (loja de livros virtuais da Amazon) oferece mais de 950 mil títulos – mais de 175 mil destes foram incluídos nos últimos cinco meses. Após fazer o download de um livro, o usuário pode acessá-lo em dispositivos de plataformas distintas: BlackBerry, PC, iOS, Android.
A gigante das vendas dos Estados Unidos ainda comemora o sucesso do Kindle with Special Offers – versão barata do leitor de livros eletrônicos da Amazon, apenas com conexão wi-fi, que mostra propagandas. Segundo a empresa, é o produto da família Kindle mais vendido.