UOL Notícias Tecnologia

17/08/2011 - 17h24 / Atualizada 18/08/2011 - 09h28

Google anuncia mapeamento da Amazônia no Street View

Da redação

Em um post oficial no blog da empresa, o Google anunciou nesta quarta-feira (17) que irá incorporar a Amazônia, floresta localizada na região norte do Brasil, ao serviço Street View. De acordo com o post, em breve (a data exata não foi divulgada), o usuário poderá “navegar” pelas águas dos rios Amazonas e Rio Negro e “vivenciar algumas das áreas mais remotas e biodiversas do mundo”.

O projeto de mapear fotograficamente a área será realizado em parceira com a organização não governamental Fundação Amazonas Sustentável. Segundo o anúncio do Google, membros das equipes brasileira e internacional do Google Street View já estão na região registrando as margens dos rios e as redondezas das florestas.

Alguns dos equipamentos usados pelas equipes do Google serão deixados com membros da Fundação Amazonas Sustentável, com a intenção de adicionar ainda mais material após a coleta de dados inicial: “Ensinar a comunidade local a como operar esses equipamentos será importante para que eles possam partilhar os pontos de vista, cultura e hábitos peculiares da região com o resto do mundo”, completa o post.

Como de costume, o Google planeja utilizar o triciclo equipado com câmera para captar imagens de lugares inacessíveis a outros veículos, como pequenos vilarejos embrenhados pela floresta.

Na primeira fase do projeto, a equipe do Google pretende registrar uma extensão de 50 quilômetros do Rio Negro. O inicio do trajeto será realizado próximo a área onde se localiza a comunidade de Tumbira, perto de Manaus, capital do estado do Amazonas, e se estenderá à área onde vive a comunidade indígena Terra Preta

Em abril de 2011, o Google divulgou imagens internas de monumentos em vários lugares do mundo. A coletânea foi incorporada na galeria de imagens do serviço Google Street View. Confira os pontos turísticos mais interessantes. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host