UOL Notícias Tecnologia

16/12/2011 - 18h51 / Atualizada 16/12/2011 - 19h09

Publicitário de SP combina rastreador e mapa virtual para recuperar iPhone perdido em 24h

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia
  • Publicitário Vitor Rosalem combinou o uso do aplicativo Find My iPhone ao Google Street View para recuperar o aparelho esquecido em um táxi

    Publicitário Vitor Rosalem combinou o uso do aplicativo Find My iPhone ao Google Street View para recuperar o aparelho esquecido em um táxi

As histórias de iPhones e iPads roubados ou perdidos estão ficando cada vez mais comuns, mas o caso do publicitário Vitor Rosalem, 27, mostra como a combinação de várias tecnologias -- no caso, aplicativo de rastreamento da Apple e o Google Street View -- foi primordial para que ele recuperasse seu smartphone. E em menos de 24 horas.

Na última quarta (16), Rosalem tomou um táxi que passava em frente à sua residência, no bairro da Aclimação, em São Paulo, para ir ao trabalho, na rua Bela Cintra, próximo à Avenida Paulista. Logo após chegar ao trabalho, ainda quando passava na catraca do prédio, percebeu que havia esquecido o iPhone no veículo.

O publicitário imediatamente ligou para o próprio celular, mas o taxista não o atendeu. Rosalem pegou o iPhone de um colega de trabalho emprestado e usou o aplicativo Find My iPhone, que permite rastrear remotamente o aparelho. Quatro meses antes, ele havia sido assaltado na Avenida Paulista, mas não tinha instalado o aplicativo. Ao comprar o aparelho novo, além do seguro contra roubo, lembrou-se de instalá-lo.

“Fiquei umas três horas acompanhando a trajetória do meu iPhone, até que percebi que o aparelho permaneceu duas vezes parado numa rua na Aclimação. Então, busquei pelo endereço no Google Street View e descobri que ali era um ponto de táxi”, detalha Rosalem.

Telefone do ponto

No serviço do Google, que mostra imagens das ruas em 360º, ele pôde ver o telefone de contato do ponto e ligou para lá. “Expliquei para a atendente a situação e falei qual era a marca do carro. Ela confirmou para mim o nome do taxista, mas não quis passar o número do celular dele. Deixei então meus contatos com ela”, conta.

Dada a recusa, Rosalem decidiu contatar a polícia. “Eles me explicaram que não poderiam abordar o taxista diretamente, mas que me acompanhariam ao ponto, se eu quisesse tentar falar com ele. Sugeriram que eu esperasse um pouco mais, pois ainda havia a possibilidade do taxista me contatar.”

Rosalem decidiu ligar novamente no número do ponto de táxi, mas com outra abordagem. Ao homem que atendeu a ligação, ele disse o nome do taxista e que precisava do serviço dele. “Foi então que consegui finalmente o número do celular do motorista. Liguei para ele, que ficou espantado por eu ter descoberto o contato. Ele também ficou surpreso quando eu disse que sabia que o iPhone estava numa rua no bairro de Santana, onde ele mora”.

O taxista explicou ao publicitário que não soube atender o iPhone e, na manhã seguinte, levou o aparelho até o escritório de Rosalem, sem cobrar nada pela devolução.

“As pessoas compram o iPhone e instalam um monte de aplicativos, mas se esquecem do Find My iPhone. Ontem mesmo quando contei a história para amigos meus que também têm o celular, vi que vários não tinham o aplicativo. É importante instalá-lo. Eu já perdi um aparelho [roubado] e pagar R$ 2 mil em um novo é complicado”, alerta o publicitário.

Gratuito, além de rastrear o aparelho, o Find My iPhone permite bloquear e apagar remotamente os dados contidos nele. Outra opção disponível é enviar uma mensagem para o smartphone, junto com um aviso sonoro.

Casos recentes

Nem sempre a perda ou roubo de um iPhone ou iPad termina "bem". Depois de ter seu tablet da Apple roubado ao chegar em casa, um professor em São Paulo passou por um "calvário" usando o aplicativo de rastreamento, conforme noticiou a "Folha de S. Paulo", mas não conseguiu recuperar o iPad.

Em outro caso, também em São Paulo, a vítima teve a casa assaltada quando saía para o trabalho. Além de eletrônicos, entre eles um iPad, os suspeitos levaram o carro da vítima, um Audi A3. Graças ao rastreamento do tablet e com ajuda da polícia, os assaltantes foram localizados e os bens recuperados.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host