UOL Notícias Tecnologia

20/01/2012 - 10h48 / Atualizada 20/01/2012 - 16h06

Presidente da Foxconn compara funcionários da fábrica a animais, segundo jornal chinês

Do UOL, em São Paulo
  • Em outubro de 2011, Terry Gou esteve em Brasília para discutir negócios entre Brasil e China com a presidente Dilma Rousseff

    Em outubro de 2011, Terry Gou esteve em Brasília para discutir negócios entre Brasil e China com a presidente Dilma Rousseff

O presidente da fabricante de eletrônicos Foxconn, Terry Gou, teria comparado os funcionários da linha de montagem da empresa a animais em um encontro com gerentes da empresa, segundo reportagem do “Want China Times” nesta sexta (20).

“A Hon Hai tem uma mão de obra de mais de um milhão no mundo e como seres humanos também são animais, gerenciar um milhão de animais me dá dor de cabeça”, teria dito Gou aos gerentes. A Hon Hai faz parte do grupo Foxconn, empresa responsável pela montagem de iPhones e iPads para a Apple.

Segundo o jornal chinês, Gou teria dito ainda que ele gostaria de aprender com o diretor do zoológico de Taipei, Chin Shih-chien, como animais deveriam ser gerenciados.

O “Digital Trends”, que reproduziu o comentário do presidente da Foxconn, afirma que é possível que a comparação tenha sido feita em tom de brincadeira.

Mas as frases de Gou acabam não soando bem para uma empresa conhecida pelas más condições de trabalho dos funcionários nas linhas de montagem chinesas. Há a suspeita de que ao longo de 2011 cerca de 20 funcionários da Foxconn tenham cometido suicídio. No início do ano, em protesto depois de a empresa anunciar mudanças na linha de produção, aproximadamente 300 empregados ameaçaram pular do topo do edifício em Wuhan se não tivesse reivindicações atendidas.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host