UOL Notícias Tecnologia

27/03/2012 - 13h18 / Atualizada 27/03/2012 - 14h08

Robô 'faxineiro' tira o grosso da sujeira, mas não dispensa balde e esfregão

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em Lima (Peru)*
  • Aspirador Navibot S deve ser vendido na América Latina; data e preço não foram divulgados

    Aspirador Navibot S deve ser vendido na América Latina; data e preço não foram divulgados

Limpar a casa possivelmente não aparece no topo de suas atividades favoritas. Porém, um robô inteligente promete fazer com que essa função fique um pouco menos sofrida. O Navibot S, como é chamado, ajuda a limpar um ambiente, mas se a sujeira for insistente não tem jeito: balde e esfregão precisam reforçar o time. O aparelho foi apresentado para o mercado da América Latina durante o Samsung Forum (evento da marca realizado em Lima, no Peru, que apresentou os  lançamentos para a região).

Data para lançamento e preço não foram divulgados, mas a empresa afirma que ele chegará “em breve” à América Latina. A marca já comercializa o “limpador de ambientes” em outros países há pelo menos três anos, mas esse modelo será o primeiro a desembarcar no mercado latino-americano.

O dispositivo é composto por uma câmera, sensores e cerdas na parte inferior que vão recolhendo a sujeira (como pó, pequenos pedaços de papel, pelos de animais, etc). Ele mapeia o ambiente e vai limpando a superfície. O Navibot consegue detectar a perna de uma cadeira ou um degrau, por exemplo, não batendo no lugar ou “se jogando” de uma escada.

O robô só faz limpeza em locais com piso sólido e plano (de madeira ou cerâmica, por exemplo) e, durante seu uso, base deve ficar ligada em uma tomada. Após duas horas de limpeza, o dispositivo automaticamente volta para o carregador. A vantagem disso é que o Navibot pode despejar a sujeira recolhida na base. Assim como um aspirador tradicional, ele não limpa uma área melada, por exemplo, onde caiu um doce -- daí a importância do pano úmido para finalizar o trabalho.

O aparelho tem cerca de 8 centímetros de altura, que, segundo o fabricante, permitem ao robô entrar debaixo de mesas ou mesmo camas. Ao todo, a companhia diz que o robô leva 11 minutos para limpar um espaço de 25 metros quadrados.

Veja abaixo fotos com outros eletrônicos high-tech.

*O repórter viajou a convite da Samsung

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host