UOL Notícias Tecnologia

09/09/2010 - 16h43 / Atualizada 09/09/2010 - 16h43

Fábricas de chips para touchscreen aproveitam boom dos tablets

Por Manasi Phadke e Mansi Dutta

BANGALORE (Reuters) - Os fabricantes de processadores por trás dos mecanismos sensíveis ao toque, que estão matando os mouses dos computadores e as teclas dos celulares, lutam pela supremacia no mais recente sucesso da tecnologia: o computador tablet.

Estimulados pelas vendas do tablet iPad, da Apple, as vendas de aparelhos com tela sensível ao toque chegarão a mais de 136 milhões em 2014, ante apenas 15,4 milhões este ano, de acordo com a iSuppli, uma empresa de consultoria de mercado.

Os tablets devem conquistar 75 por cento do mercado de computadores com touchscreen este ano, ante os 4 por cento de 2009, esmagando os concorrentes notebooks, netbooks e monitores.

"O mercado de tablets será um dos maiores para os controladores de telas sensíveis ao toque", disse Jennifer Colegrove, diretora da Display Search, que monitora as tendências no setor de telas.

Jennifer antecipa que o mercado de tablets gere 90 milhões de dólares em receita para os fabricantes de chips para touchscreen este ano e que o montante possa dobrar em 2011.

Esses números devem continuar crescendo, para até 500 milhões de dólares em 2012, prevê Ashok Kumar, analista da Rodman & Renshaw, superando em unidades o mercado de telas sensíveis ao toque para celulares.

O que surgiu como um nicho de mercado 15 anos atrás - quando a Synaptics, do Vale do Silício, colocou um touchpad do tamanho de um cartão de crédito no Apple Mac Book - explodiu na forma de um mercado mundial que deve atingir os 9 bilhões de dólares dentro de dois anos, considerados computadores, celulares e outros aparelhos, tais como leitores eletrônicos.

Embora os celulares inteligentes venham impulsionando os lucros da Synaptics e rivais como a Cypress Semiconductor e Atmel, essas empresas estão se preparando para o novo sucesso do mercado, o computador tablet, um computador intermediários entre um laptop e um celular.

Estimuladas pelo sucesso do iPad, acionado integralmente por uma tela sensível ao toque, empresas como Samsung Electronics, Research in Motion, Motorola, Lenovo Group e outras devem lançar tablets em breve, o que resultará em forte mercado para as fabricantes de processadores para touchscreen.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host