UOL Notícias Tecnologia

15/08/2011 - 14h16 / Atualizada 15/08/2011 - 14h16

Google adquire Motorola Mobility por US$12,5 bi

Por Franklin Paul

NOVA YORK (Reuters) - O Google anunciou nesta segunda-feira que vai comprar a Motorola Mobility por cerca de 12,5 bilhões de dólares em dinheiro, em uma estratégia para impulsionar o uso de seu sistema operacional Android.

Em sua maior aquisição até agora, o Google vai pagar 40 dólares por ação da Motorola, um ágio de 63 por cento sobre o valor de fechamento da ação da fabricante de celulares na sexta-feira passada em Nova York. As ações da Motorola disparavam mais de 56 por cento na tarde desta segunda-feira.

O Google tem tentado se firmar no mercado de smartphones, mas seus esforços têm sido minados por falta de patentes na área de telefonia móvel.

No início deste mês, após o Google ter perdido um leilão para compra de milhares de patentes da falida Nortel, o diretor da área jurídica da companhia de buscas, David Drummond, fez duras críticas à Microsoft, Apple, Oracle e "outras empresas", acusando-as de atuar em conjunto para obterem as patentes da Nortel e prejudicarem o desenvolvimento do Android.

Um fonte próxima à negociação anunciada nesta segunda-feira disse que o Google decidiu adquirir a Motorola Mobility precisamente após perder a corrida pelas patentes da Nortel.

"É mais do que apenas uma venda de patente. É obviamente uma mudança estratégica é que mais importa para o Google", disse a fonte.

O acordo também pode representar uma vitória para o investidor Carl Icahn, maior acionista da Motorola. Ele já havia instado a companhia a dividir seu portfolio de patentes a fim de monetizar o crescente interesse em tecnologia sem-fio. Até o fim de julho, Icahn possuía uma fatia de 11,36 por cento da empresa.

Em um comunicado, Icahn disse que a aquisição "é um grande resultado para todos os acionistas da Motorola Mobility".

O Google afirmou que espera que a compra da Motorola, que tem 80 anos de história no setor de telecomunicações, deve ser concluída até o final deste ano ou início de 2012. A intenção da gigante das buscas na Web é operar a Motorola como um negócio separado do restante da companhia.

No blog do Google, o presidente-executivo e co-fundador da empresa, Larry Page, afirma que a aquisição não muda o compromisso da empresa ante sua plataforma. "A Motorola vai continuar sendo uma licenciadora do Android e o Android continuará aberto".

A compra da Motorola acontece depois que a fabricante de celulares decidiu em 2008 usar apenas o Android em seus smartphones.

Segundo o Google, atualmente mais de 150 milhões de aparelhos operam com o Android, produzidos por 39 fabricantes, em 123 países.

(Por Franklin Paul em Nova York e Sayantani Ghosh em Bangalore; reportagem adicional de Nadia Damouni e Phil Wahba em Nova York)

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host