Em tempos de alta do petróleo e alto índice de poluição desse combustível, os veículos elétricos e movidos a energia solar são os produtos homenageados pelo Salão Internacional de Invenções, Nova Tecnologia e Produtos, cuja 34ª edição começou nesta quarta-feira (5), em Genebra, Suíça.
Cerca de mil invenções de 735 empresas, de 45 países, estarão expostos até o domingo (9), nos 9.100 metros quadrados da Palexpo. As indústrias, empresas comerciais e órgãos governamentais representam 72% dos expositores. A organização estima um volume de negócios de aproximadamente US$ 30 milhões.
Além dos contatos comerciais, os empreendedores concorrem a 47 prêmios em diversas categorias - a principal é o Grand Prix, para a "invenção que deve deixar a vida mais fácil" em breve.
Os carros em destaque são quatro: os representantes suíço e francês no Campeonato Mundial de veículos movidos a energia solar e dois protótipos desenvolvidos por André Courrèges e pela Coqueline - o Bulle é movido por bateria de níquel-cádmio, atinge 110 km/h e tem automomia de 170 km. Já o EXE funciona com bateria de íons de lítio, chega a 175 km/h e tem autonomia de 450 km.
Site oficial do salão:
www.inventions-geneva.ch