Mais da metade dos brasileiros com renda superior a R$ 4.500 mensais acessa a Web diariamente. Hábito similar possui quase metade dos pós-graduados do país. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Ibope e pela Kantar Media Research, a Internet reúne tanto a nata econômica como a intelectual do Brasil.
Entre os usuários diários, 51% têm TV paga, 63,9% lêem jornal, 76,5% são leitores de revista e 84,1% ouvem rádio. Nesse mesmo grupo de "heavy users", 21,5% adquiriram um carro nos últimos meses e 25,9% compraram um computador em igual período.
Esse universo representa apenas 11% da população brasileira, mas 34,3% dos internautas (aqueles que acessam a rede pelo menos uma vez ao mês), segundo a pesquisa apresentada no evento "Mídia Internet: O Futuro Chegou", em São Paulo.
Essas particularidades fazem do brasileiro o líder mundial de tempo de navegação, com média de 19 horas e 26 minutos por mês, à frente dos japoneses (18 horas e 7 minutos) e franceses (17 horas e 50 minutos).
MetodologiaO Target Group Index é um estudo "single source", baseado em 16.768 entrevistas domiciliares por ano, em duas etapas de 8.384 entrevistas cada uma, com a população de 12 a 64 anos, das classes ABC ou DE, nas principais regiões metropolitanas do Brasil (Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e Brasília) e no interior da Regiões Sul/Sudeste e interior São Paulo.
O Netview é uma pesquisa do tipo painel com cerca de 4.000 usuários domiciliares da Internet no país, representando todas as regiões do país. Os dados são colhidos por meio de software instalado no computador do colaborador, fornecendo informações sobre o tráfego em websites, perfil demográfico da audiência, páginas vistas e tempo médio por pessoa, entre outros.