UOL Notícias Tecnologia

21/11/2006 - 09h31

Serviços gratuitos permitem compartilhar fotos online

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Impressora fotográfica "revela" foto digital em casa; confira teste
Confira fotos das impressoras testadasFotos
Laboratórios oferecem serviço de impressão via Internet
Portabilidade é destaque em impressoras fotográficas
Impressora fotográfica ainda é para poucos
Com a infinidade de fotografias tiradas em tempos de câmeras digitais para todos os bolsos, difícil mesmo é conseguir mostrar aos amigos e parentes a sua coleção de fotos, já que na maioria das vezes, elas ficarão armazenadas no seu computador —e costumam ser grandes demais para serem enviadas por e-mail, caso você tenha o endereço eletrônico de todos aqueles com quem gostaria de compartilhá-las.

Além de ajudá-lo a organizar suas fotografias, serviços gratuitos online permite que você as compartilhe com quem quiser —é também uma maneira de poupar o disco rígido do seu computador de precisar armazenar esse volume imenso de dados.

O Flickr (www.flickr.com) é uma dessas opções. O serviço permite ao usuário não apenas montar seus álbuns e compartilhá-los online, mas também fazer ajustes antes de colocar as imagens na Web - o Flickr integra ferramentas de edição - e ainda criar comunidades com base no tema de suas fotos. Ele pode classificar determinado grupo de fotos por meio de um sistema oferecido pelo próprio Flickr, e assim adicionar a seu álbum fotos de outros usuários classificadas sob o mesmo tema.

Os principais portais de Internet também possuem serviços gratuitos de fotoblogs, pelos quais é possível publicar e comentar cada uma das fotos —e eles não são restritos a assinantes dos provedores de internet. O UOL Fotoblog, por exemplo, permite a publicação de até 4.000 fotos.

Outra alternativa gratuita é o Kodak Gallery (www.kodakgallery.com), da Kodak. O serviço oferece uma ferramenta pela qual é fácil e rápido fazer o upload das fotografias. Para compartilhá-la com amigos, basta enviar um convite pó e-mail para que eles acessem e comentem as fotos. Para quem está nos EUA, o Kodak Gallery ainda permite que o usuário selecione as fotos que deseja imprimir e faça seu pedido. Brasileiros também contam com serviços desse tipo. Confira aqui.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host