UOL Notícias Tecnologia

23/01/2007 - 18h40

Entenda a diferença entre zoom digital e zoom óptico

Fernanda Ângelo

Para o UOL Tecnologia
Quando você decidir desembolsar seu dinheiro para adquirir uma câmera digital, vale pensar em questões além da resolução. Mesmo porque câmeras com 5 megapixels, por exemplo, dão conta do recado para quem quer fazer fotos de até 15 x 21 cm.

Além da resolução, é importante considerar o zoom do equipamento. Para isso é fundamental entender a diferença entre o zoom óptico e o zoom digital. Especialmente porque muitos fabricantes, para elevar o valor do recurso, costumam somar ou até multiplicar um zoom pelo outro e utilizar o número final como chamariz.

A maioria das câmeras atualmente no mercado possui os dois tipos de zoom. No entanto, aquele que deve de fato ser considerado no momento da escolha da câmera é o zoom óptico. Isso porque é ele que de fato tem a capacidade de aproximar o objeto a ser fotografado sem comprometer a qualidade da imagem. O zoom óptico, relativo às lentes dos equipamentos é capaz de ampliar uma imagem de forma real, como um binóculo faria.

Já o zoom digital, por sua vez, é um artifício tecnológico. Ao contrário do óptico, que aproxima a imagem em tempo real —e antes da fotografia ser clicada—, o digital é feito depois que sensor digital da câmera, chamado CCD, captura a imagem.

Pelo zoom digital a câmera apenas "amplia" os pixels de parte da imagem capturada para preencher a foto. Ela aumenta apenas uma parte da imagem ao invés de aproximar todo o quadro fotografado. O resultado é uma imagem sem resolução para impressão, mesmo que a câmera impressione pelos megapixels.

Por isso, tenha sempre em mente: quanto mais zoom óptico seu bolso comportar, melhor. O zoom digital pode até ser ignorado, já que a ampliação como ele faz pode ser obtida por softwares de edição de imagens, como o Photoshop ou Gimp, entre tantos outros.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host