UOL Notícias Tecnologia

18/12/2009 - 19h27 / Atualizada 05/04/2012 - 16h21

Smartphones com tela touch ganham mercado em 2009

BRUNO ROBERTI | Do UOL Tecnologia

Os fabricantes de smartphones resolveram apostar em telas com tecnologia touch em 2009. Com as funções disponíveis nos sistemas operacionais móveis, como navegação e visualização de textos e fotos, os usuários passaram a interagir de forma diferente com os celulares.

A tela touchscreen, disseminada pelo iPod Touch e iPhone, ambos da Apple, permite ao usuário realizar todas as funções dos celulares, como navegação pelos menus, zoom em fotos, digitação de textos e visualização de arquivos, apenas com o toque dos dedos. Assim, o usuário ganha agilidade e rapidez no acesso aos menus do aparelho.

Exatamente pelo grande sucesso do iPhone, diversos fabricantes resolveram apostar no recurso touchscreen para aproveitar a febre alimentada pela Apple. O resultado foi um grande aumento na proporção de celulares touchscreen em relação aos outros aparelhos: uma pesquisa feita pela consultoria Canalys mostrou que, até o terceiro trimestre do ano, 45% de todos os celulares do mundo eram de tela sensível, diante de 31% no mesmo período de 2008.

Os sistemas operacionais para smartphones, como Android e Windows Mobile, também foram desenvolvidos para aparelhos com a função touchscreen. Além disso, vários aplicativos feitos por terceiros apostam nas funcionalidades touch para atrair usuários.

Uma das vantagens, por exemplo, é a tela maior, que pode ser usada para editar fotografias ou texto. Você pode, por exemplo, aplicar zoom, redimensionar e cortar fotos. Já em texto, além de digitar, você pode copiar e colar e visualizá-los, tudo com simples toques na tela.

Já os aplicativos de entretenimentos, usam a função touch de maneira intuitiva. O usuário pode clicar em qualquer lugar da tela para ativar uma função. O mesmo acontece em aplicativos de escritório, utilitários, games, entre outros.

Além da nova versão do iPhone, a 3GS, outros modelos de empresas como a RIM, fabricante do BlackBerry, e a HTC, foram lançados neste ano no Brasil.

Outras fabricantes também introduziram produtos touchscreen no mercado, como a Nokia, com o N97, a Samsung, com o Galaxy e o Omnia II, a Motorola com o Dext e o Milestone, e a LG com o Sm@rt.
 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host