UOL Notícias Tecnologia

30/01/2009 - 10h00

Radiação no celular: é preciso se preocupar com a saúde?

ROBINSON MELGAR| Para o UOL Tecnologia
Celulares são onipresentes no mundo atual. Eles mudaram —e continuam mudando— a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem. E a transmissão das informações é feita pela radiação eletromagnética. Por isso, não tardou a aparecer aqueles preocupados com a segurança destes aparelhos, já que a radiação, dependendo de seu tipo, pode causar danos graves a saúde das pessoas.

Por isto, o UOL Tecnologia procurou opinião de especialistas no assunto, descobriu como são feitos os testes de radiação nos aparelhos e elenca os dez campeões em radiação no país.

O que é a radiação emitida pelo celular?

Os raios infravermelhos, ultravioletas e a luz emitida pelo sol são exemplos de onda eletromagnética. "No início do século XIX, o homem começou a controlar essa radiação", explica Glaúcio Lima Siqueira, professor associado do Centro de Estudo em Telecomunicações da PUC-Rio e PhD em Engenharia Elétrica. Assim, viabilizou-se o surgimento do rádio, da televisão, do motor elétrico e de tantas outras tecnologias que tornaram possível a vida como conhecemos hoje.

A comunicação é umas das aplicações mais comuns da radiação eletromagnética. É o que possibilita, por exemplo, que aparelhos de rádio-amador e walkie-talkies funcionem. Nenhuma dessas máquinas, porém, jamais chegou perto da popularidade alcançada pelos celulares. Uma presença tão constante em nossas vidas, que há tempos começou a levantar suspeitas sobre os efeitos de seu uso em nosso corpo.

Essa desconfiança estimulou o surgimento de diversas pesquisas e fez como que governos como os da Áustria, França, Alemanha e Suécia recomendassem a seus cidadãos medidas para minimizar a exposição. Exemplos de recomendações são o uso de fones para diminuir a emanação de radiação na cabeça, manter o celular longe do corpo e não usar o aparelho dentro de um carro. A necessidade dessas precauções, porém, não é um consenso entre quem estuda o assunto.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host