UOL Notícias Tecnologia

08/01/2010 - 08h52 / Atualizada 08/01/2010 - 09h13

Mesa de hotel hightech carrega eletrônicos sem fios ou tomadas

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Em Las Vegas (EUA)

No quarto do hotel, o usuário não precisa se preocupar em procurar uma tomada para colocar o celular ou o notebook para carregar a bateria. Basta depositá-los na mesa de apoio e o sistema nela embutido se encarrega do resto.

Essa é a proposta do eCouple Solution, tecnologia para carregar eletrônicos sem o uso de fios ou tomadas, apresentada na CES, feira de eletrônicos de consumo que acontece em Las Vegas (EUA).

O princípio é o mesmo dos carregadores sem fio já conhecidos: utiliza indução magnética. A energia é tranferida por uma espécie de bobina embutida no móvel para uma segunda bobina receptora (no eletrônico) por meio de um campo magnético sem fio.

Para que o processo aconteça, é preciso que o celular ou o notebook, por exemplo, tenha um dispositivo especial para completar o processo de condução de energia, inserido, geralmente, próximo à bateria.

Algumas empresas, como a LG e Sony, já estudam a possibilidade de incluir o dispositivo em seus equipamentos, antes mesmo de sairem da fábrica, para que eles possam ser usados em carregadores sem fio.

Enquanto isso não é possível, um adaptador, parecido com uma capa protetora, deve ser acoplado ao eletrônico para completar o processo.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host