UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Multimídia > Áudio

25/02/2010 - 07h00

Manter músicas organizadas é missão que requer paciência e alguns truques

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Já parou para procurar aquela música no seu computador que você não ouve há tempos? E não a achou no meio dos seus milhares de arquivos MP3?

Ao mesmo tempo em que a tecnologia multiplicou as possibilidades para você ouvir música digitalmente – no seu computador, celular, MP3 player – ela também complicou a vida daqueles usuários que prezam pela organização e agilidade. São tantos arquivos que organizá-los manualmente é um exercício que deixaria até o usuário mais paciente fora do sério.

Para ajudar nesta tarefa o UOL Tecnologia preparou um guia para você organizar bibliotecas de música digitais no seu computador. Mas a solução não será milagrosa: algum tempo você irá gastar arrumando a bagunça de arquivos. Depois da primeira faxina, vai ficar mais fácil incluir novas músicas seguindo um padrão mínimo de organização.

Obstáculos e truques

Você já deve ter passado por esta situação: depois de baixar uma música, ao executá-la em programas como Windows Media Player ou Winamp, o nome do arquivo não corresponde ao título que aparece na lista de músicas.

Isso acontece porque arquivos em MP3 carregam, além da música em si, um conjunto de informações chamado ID3 Tag, que orienta os softwares usados para tocar a música. O ID3 funciona como uma “etiqueta” do arquivo para guardar informações como o título, artista, álbum, número da faixa e várias outras informações.

O segredo para quem quer organizar uma “audioteca digital” é ficar atento às informações de ID3 dos arquivos para que estejam completas – ao menos para os parâmetros que forem escolhidos para orientá-lo na arrumação.

Em geral, as tags de ID3 são sincronizadas pela internet quando você começa a utilizar softwares de media player. No caso de músicas passadas de um CD para o formato MP3, o iTunes é um dos melhores na tarefa de inserir e editar as tags.

Existem ainda outros softwares que “automatizam” a inserção das tags, para você não ter que alterar ou corrigir informações nas músicas uma a uma, como o MP3 Tag. Os softwares, conectados à internet, conseguem ainda recuperar informações que estão faltando nas tags usando sites de compra e bibliotecas online, como o MusicBrainz.

Os programas vão ajudar também a criar uma ordem padrão para exibição do título do arquivo nos tocadores de MP3. Por exemplo, elas podem aparecer sempre com nome do artista, ano do álbum, nome do álbum, número da faixa e nome da música (Exemplo: Scorpions – 2000 – Moments of Glory – 01 – Hurricane 2000).

Com as tags ID3 dos seus arquivos MP3 em ordem, fica mais fácil prosseguir. Se optar por utilizar o iTunes, na primeira execução do programa, ele irá sugerir a criação automática de uma biblioteca organizada por artista e álbum.

Se for utilizar outro programa para ouvir suas músicas, softwares como o Media Monkey podem ajudá-lo a mover arquivos para pastas de acordo com nome do artista. Esse recurso é particularmente útil para quem possui uma lista grande de arquivos para organizar. A versão gratuita do programa ainda acha mídias duplicadas no computador.

Últimas dicas de Multimídia

Hospedagem: UOL Host