UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

16/01/2009 - 07h02

Fique de olho no que falam do seu blog

CINTIA BAIO | Do UOL Tencologia
No final do ano passado, a blogueira e jornalista Rosana Hermann, do QueridoLeitor, decidiu contratar um leitor do próprio blog para rastrear textos seus replicados em outros sites sem referência ao conteúdo original.

DE OLHO NA REPUTAÇÃO

  • Getty Images

    Alguns serviços, como o Copyscape.com, ajudam a encontrar conteúdo publicado por você em outros sites e blogs

"Eu vivo de criar e escrever e já tive casos de jornalistas, colunistas que viviam às minhas custas, publicando meus textos em jornais, inclusive em colunas pagas. Não me importo de trabalhar de graça, mas acho um pouco demais que outras pessoas recebam para pegar meu trabalho sem ao menos dar o crédito", explica Hermann.

A preocupação da blogueira é comum entre quem produz conteúdo para a Web, não só pelo fato da reprodução do conteúdo mas pelo uso indevido e fora de contexto das informações.

Carlos Merigo, do Brainstorm #9, também acompanha de perto o que andam falando de seu blog pela rede mundial de computadores. "Faço o monitoramento dos meus posts, mas nada exagerado. Uso uma ferramenta da própria plataforma [no caso, o Wordpress] que avisa quando algum outro blog linka o meu", diz Merigo.

Para quem está preocupado em saber o que estão falando do seu blog ou fotoblog por aí, ou se o seu conteúdo anda ilustrando páginas que não são as suas, a Web oferece uma série de ferramentas que detectam a popularidade da sua publicação.

O Google Blog Search, por exemplo, envia um alerta por email toda vez que a palavra-chave escolhida (seu nome, por exemplo) aparecer em algum blog. Também dá para criar um feed RSS para ser lido no GoogleReader, assim como se faz com notícias.

Twitter na mira

O serviço de microblogging Twitter também é um bom lugar para encontrar pessoas mencionando o seu blog e também falando sobre você. A maneira mais simples de encontrar essas informações é ir até a área de buscas (search) e digitar o nome do blog ou seu nome. Para não precisar voltar sempre essa área, crie um feed RSS e o adicione em seu agregador de notícias.

O site Twilert vai além. Nele, é possível fazer um acompanhamento mais aprofundado e receber os alertas direto em seu email. Dá, por exemplo, para determinar alertas sempre que uma pessoa envia uma mensagem para outra ou receber comentários apenas positivos (ou negativos) sobre você. O cadastro é simples e o serviço é gratuito.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Internet e Redes

    Hospedagem: UOL Host