UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

30/04/2009 - 13h00

Sites ajudam quem quer aprender a tocar guitarra

CINTIA BAIO e LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia

MÚSICA & WEB

  • Saiba como tocar instrumentos musicais com a ajuda de sites
    da Web clicando nos links abaixo

Se você sonha em ser o próximo Jimi Hendrix, é bom começar logo a treinar os acordes e, principalmente, os solos de guitarra. Para quem não tem tempo (e dinheiro) para as aulas, uma boa saída é tentar levar a sério as dicas dadas por alguns sites especializados no assunto.

Alguns deles oferecem desde lições básicas —começando com o modo correto de segurar o instrumento— até dicas para montar acordes e escalas, inclusive com vídeos explicativos.

O único ponto negativo é que a maioria dos bons endereços com esses tutoriais são em inglês, o que dificulta para quem não tem o domínio da língua e não tem noções sobre música e guitarra.

Para quem já tem algum conhecimento, não encontrará muitas dificuldades já que os gráficos e vídeos têm um visual bastante didático. Confira alguns deles:

GuitarPlayer
São poucas as produções em português que ensinam como tocar guitarra. Uma delas é a versão online da revista GuitarPlayer. Embora a partitura completa sempre esteja na revista, é possível ouvir podcasts que dão dicas de como tocar no próprio site.

UltimateGuitar
Em meio a notícias, entrevistas, fóruns e reviews, o site traz duas áreas interessantes: lições e tablaturas. Na primeira, o leitor encontra uma lista de aulas voltada tanto para iniciantes quanto para quem já está um pouco mais "avançado". As lições trazem noções de escala, solos, estilos musicais. O site também traz mais de 300 mil tablaturas que podem ser encontradas por nome da música ou banda.

About.com Guitar
Não sabe nada sobre música mas sabe ler em inglês? Então o About.com Guitar é uma boa pedida. As lições são bem explicativas, mostrando partes do instrumento, como segurá-lo, como ler acordes e exercícios para praticar. A parte negativa é que o endereço possui poucos vídeos. Assim, prepare-se para ler longos textos.

Chordbook.com
Também em inglês, o site é um dos mais completos entre os listados, mas é indicado para quem já tem noções básicas sobre guitarra. O endereço oferece ajuda para afinar o instrumento, além de montar acordes e escalas. Outro ponto interessante é que o usuário pode fazer combinações para testar se um acorde é harmônico com outro (e salvá-los) e determinar se prefere uma guitarra acústica ou elétrica. Para quem quer trocar idéias com outros músicos —ou aspirantes— a dica é acessar o fórum do ChordBook.

Free Guitar Videos
Indicado para iniciantes, o site traz vídeos que vão desde afinação, como segurar a guitarra, ler partituras. Para quem já tem uma idéia de como tocar, também vale acessar o site, já que ele oferece aulas nos estilos Rock, Blues e Jazz.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Internet e Redes

    Hospedagem: UOL Host