UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

31/08/2009 - 07h00 / Atualizada 13/05/2010 - 18h50

Descubra com que velocidade você navega pela internet

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Na semana passada, uma pesquisa divulgada pelo Sindicato de Trabalhadores de Comunicação dos Estados Unidos (CWA, em inglês) mostrou que a Coreia do Sul é o país com a maior média de velocidade de conexão à internet, marcando 20,4 Mbps. O número, é quatro vezes maior do que o registrado nos Estados Unidos, por exemplo.

Nos computadores brasileiros, a realidade é bem diferente. No ano passado, o Procon-SP recebeu cerca de 11 mil reclamações de usuários de banda larga. A maioria questionando a incapacidade da operadora oferecer o serviço prometido em contrato, inclusive a velocidade.

O problema é que os contratos das operadoras anunciam as velocidades máximas a serem atingidas, mas isso não significa que será essa a velocidade desempenhada na conexão diária do usuário.

Um dos itens do contrato, por exemplo, garante que a operadora tem a possibilidade de oferecer até 10% da velocidade contratada. Assim, em uma conexão de 2 Mbps, a velocidade pode chegar a até 200 Kbps, por exemplo, conforme foi relatado no contrato.

De acordo com o Procon-SP, o consumidor que se sentir lesado deve entrar em contato com a operadora para reclamar. Caso a solução não seja satisfatória, a saída é registrar uma reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor da cidade.

Se você se encaixa nesse perfil —de quem acredita que a velocidade oferecida pela operadora não chega nem perto da que você anda navegando— saiba que existem alguns softwares e sites que medem a conexão em tempo real. Confira alguns:

Não quer instalar software? Veja lista de sites

Broadband Speed Test
Com interface de fácil utilização, o software se abre como uma pequena janela ao ser utilizado. Mede tanto a velocidade de download como a de upload e pode ajudar na resolução de problemas corriqueiros de conectividade.

My Speed PC Lite
O aplicativo gratuito de 1,38 MB é voltado para quem tem Windows XP e quer estar sempre a par da velocidade de conexão. O programa mede tanto a velocidade de download como a de upload. A qualidade do serviço prestado por sua operadora de Internet também é medida. O programa oferece gráficos de navegação baseados no tempo da conexão e classifica a velocidade obtida. Em inglês.

BitMeter II
Com apenas 1,22 MB, o software mostra a velocidade de upload e download de sua conexão em tempo real. Traz ainda um histórico de uso da rede e uma calculadora de tempo de download e um cronômetro de download.

NetMeter
O programa é customizável, pesa apenas 599 KB e aponta as medidas usando gráficos bastante didáticos. Também permite determinar as taxas de download e upload obtidas.

MyConnection PC
Em tempo real, o programa de 1,34 MB testa a verdadeira velocidade de conexão à web usando gráficos que apontam as taxas de upload e download dos arquivos. uol

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host