UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Segurança

30/11/2009 - 14h51

Época festiva é prato-cheio para ladrões virtuais

Da Redação

O período de festas de fim de ano incentiva muitos usuários a utilizarem a internet para compras, pesquisas, levantamento de preços e até mesmo para fazer novos amigos nas redes sociais.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados por conta dos golpes virtuais, que se intensificam no final do ano. A empresa McAfee fez um levantamento dos principais golpes utilizados pelos cyber-criminosos para enganarem os usuários mais desatentos nas festas.

Para se prevenir, o usuário pode seguir algumas dicas, como ter sempre um software de segurança e antivírus atualizado, nunca clicar em links de e-mails, fazer compras pela internet ou transações bancárias em redes seguras, ter senhas fortes e diferentes e usar o bom-senso para não ser enganado.

Confira alguns golpes online comuns no Natal e fim de ano:

Phishing

O golpe conhecido como phishing, no qual o ladrão virtual usa nomes e templates de uma empresa verdadeira para roubar dados confidenciais dos usuários, se intensifica no fim de ano por conta da generosidade das pessoas, que aproveitam o período de festas para fazerem doações. Assim, muitos usuários são enganados com e-mails falsos de organizações beneficentes legítimas.

Frete

Ao fazer compras pela internet, usuários estão sempre sujeitos a frete das empresas. Com isso, cyber-criminosos faturas falsas, que aparentemente vêm de serviços reais de entrega, e solicitam informações do cartão de crédito para futuro reembolso. Em alguns casos, links para faturas falsas também levam o usuário a sites maliciosos.

Dados bancários

É comum no fim de ano as pessoas ficarem mais atentas aos gastos com bancos e cartões de crédito. Por isso, e-mails falsos, com aparência de instituições financeiras oficiais, solicitando confirmações de dados, invadem as caixas dos usuários. Vale ressaltar que bancos não solicitam informações por e-mail e nem bloqueiam contas dos clientes.

Redes falsas

Com o aumento das compras online para o natal, muitos usuários realizam transações em redes desconhecidas, como Wi-Fi ou até mesmo em lan-houses. As compras em locais públicos podem ser espionadas por hackers, que roubam dados confidenciais enquanto o usuário finaliza o pedido de um presente, por exemplo.

Senhas

Ferramentas para descobrir senhas e programas chamados de keyloggers são comuns no fim de ano. Enquanto o usuário digita sua senha no teclado, um software captura as informações privadas.

Leilões

Uma das alternativas para compras de produtos usados ou com preços abaixo do mercado são os sites de leilão. Porém, os compradores precisam ficar atentos com a procedência do vendedor, já que correm o risco de fazer o pagamento e ficar sem o produto.

Resgate de arquivos

Alguns cyber-criminosos não se contentam em apenas roubar dados dos usuários. Uma vez em posse de informações confidenciais, o golpista exige um pagamento para tornar novamente acessível os arquivos que foram criptografados pelos hackers.

Desemprego

Todo início de ano muitas pessoas conseguem novos empregos e mudam de empresas. Oportunidades de trabalho em casa são as que mais enganam usuários, que fazem cadastro, realizam o pagamento da taxa de inscrição, mas nunca dão continuidade ao processo seletivo.

Cartões virtuais

Os cyber-criminosos aproveitam a época dos cartões virtuais natalinos e de reveillon para infectar os micros com worms. Arquivos de Power Point também são comuns no fim de ano e é preciso tomar cuidado com os anexos nos e-mails e spams.

Ofertas

O período de presentes também faz alguns usuários correrem atrás de ofertas. Mas atenção a sites que oferecem descontos de presentes de luxo. Os cyber-criminosos podem utilizar logotipos falsos para incentivar o usuário a clicar em links de sites com malwares.

Pesquisas na web

Wallpapers, ícones, toques para celular e temas natalinos costumam ser usados em dezembro. A pesquisa por estes itens pode levar o usuário a sites maliciosos, que oferecem downloads de programas que infectam as máquinas com spywares e programas mal-intencionados.

Redes sociais

Fim de ano é sempre de festa e amizades. Os ladrões virtuais se aproveitam dos recursos e serviços de redes sociais como o Orkut e Facebook para roubar informações confidenciais pelo e-mail ou até mesmo em comunidades.

 

Últimas dicas de Segurança

Hospedagem: UOL Host