UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

23/06/2009 - 07h04 / Atualizada 28/04/2010 - 17h13

Projeto Moblin vai ter compatibilidade com sistema do Google

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia

O projeto Moblin, uma distribuição Linux otimizada para netbooks, anunciou planos para adicionar ao seu sistema a compatibilidade com programas escritos para o Android. Ambos são baseados no mesmo kernel - o Linux - mas têm um conjunto de bibliotecas-padrão e APIs diferentes.

Você tem um netbook?

Com a compatibilidade, usuários de netbooks equipados com o Moblin poderão baixar e usar qualquer um dos aplicativos já disponíveis para os smartphones que rodam Android na loja de aplicativos do Google, o Android Market. Aproximar Moblin e Android é uma estratégia que pode tornar os sistemas baseados em Linux para portáteis muito mais compatíveis entre si que os sistemas Linux para PC.

Outros sistemas de Linux para netbooks

Detalhes do Jolicloud OS, um sistema operacional baseado em Linux otimizado para netbooks, foram finalmente divulgados pela desenvolvedora.

Assim como o Moblin ou o Ubuntu Netbook Remix, o sistema visa facilitar as tarefas do dia-a-dia na máquina, através de uma interface gráfica projetada para tirar melhor proveito de telas pequenas e forte integração com a web e redes sociais. Ele integra aplicativos online como o Google Docs, Gmail, Facebook e Picnic.

Além disso, o Jolicloud armazena todas as configurações da máquina de forma segura em um servidor remoto. O Jolicloud OS roda em netbooks da Acer, Compaq, HP, Lenovo, Samsung, ASUS, Dell, Intel e MSI, e atualmente está em testes, com versão alpha disponível apenas para convidados.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host