UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

05/02/2009 - 10h00 / Atualizada 18/11/2009 - 16h36

Dez dicas para deixar seu PC mais rápido

Da Redação
Começo de ano é época de fazer uma revisão geral no PC para deixá-lo como novo, rápido e sem bugs. Confira dez dicas selecionadas pelo UOL Tecnologia.

1. Apague arquivos duplicados, cookies e o histórico
Para começar, é importante apagar todo o lixo do PC vindo de arquivos criados temporariamente por programas, rastros de navegação guardados pelo browser (cookies) e o histórico das ações que fazemos na Internet. Sem eles, conseguimos liberar até 1GB de espaço.

Como fazer: No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco. Na caixa de diálogo, marque as opções Arquivos Temporários de Internet, Lixeira, Arquivos Temporários, Arquivos Temporários Offline e clique em OK.

Outra maneira de apagar os arquivos temporários é encontrar a pasta onde estão alocados. Para isso, vá em Meu Computador > Pasta C: > Documentos e Configurações > Configurações Locais > Temp e apague os arquivos dessa pasta.

2. Livre o computador das pragas
Spam, trojan, spyware, adware, phishing e outros malwares deixam o PC lento e desconfiguram os softwares. O jeito é sair à caça e mandar os vírus para longe. Baixe softwares de segurança no UOL Downloads.

3. Desfragmentador de disco
O computador já está novo em folha? Ainda não. Se você costuma instalar e desinstalar muitos programas, o próximo passo é desfragmentar o disco para que partes do HD não fiquem perdidas sem uso.

4. Limpe o registro do Windows
O último passo para eliminar todo o lixo de seu computador é limpar restos dos programas que ficam gravados no Windows. Para isso, você deve limpar o registro com o EasyCleaner.

5. Impeça que pragas entrem em seu computador pela Web
Defenda-se dos espiões virtuais com dez softs antispyware gratuitos.

6. Libere memória RAM
Faça com que o Windows gerencie melhor sua memória RAM e acelere o sistema. Baixe o FreeRAM XP Pro

7. Acelere a conexão com a Internet
Você provavelmente passa a maior parte do seu tempo no PC na Internet, por isso, nada melhor do que deixar a conexão mais rápida. Com o Google Web Accelerator você abre páginas da Internet mais rapidamente se tem uma conexão banda larga. Para aqueles que usam conexão discada, uma boa dica é instalar o Easy MTU.

8.Downloads mais rápidos
Você pode também aumentar a velocidade dos arquivos baixados e gerenciá-los para um melhor desempenho. Saiba como acelerar os downloads.

9. Acelere o Outlook
Agora é a hora de deixar os programas mais rápidos. Fazendo ajustes no Outlook você pode ler seus e-mails em bem menos tempo.

10.Baixe pacote que melhora a performance do computador
System Mechanic diagnostica e corrige erros no HD, componentes do sistema, softwares instalados e hardware; procura as brechas de segurança no sistema e fortalece a defesa. Ele ainda remove arquivos que ocupam espaço desnecessário e acelera a velocidade do sistema em até 300%.
Mais
Windows Vista: 12 formas de se livrar de recursos desnecessários

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host