UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

07/04/2010 - 10h56 / Atualizada 14/04/2011 - 21h45

Formatar HD sem tirar arquivos é alternativa para quem não pode fazer backup externo

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Em alguns casos incomuns, usuários podem não ter meios de fazer um backup fora do próprio computador. Um HD externo nem sempre é uma solução tão barata; gravar dezenas de CDs e DVDs é uma tarefa que demorará horas dependendo da quantidade de gigabytes guardados no disco; o gravador óptico pode ter pifado, etc.

Para essas situações, é possível criar uma partição no disco rígido (mesmo que ele não tenha sido particionado anteriormente) e passar seus arquivos pessoais para ele. As partições são divisões de um mesmo disco rígido e ficam indicadas por letras diferentes (C:\, D:\, E:\, etc).

Essa opção só é válida, no entanto, se a quantidade de arquivos que você tiver couber na parte livre do HD. Por exemplo, você tem um disco de 80GB e usou até o momento 30GB para guardar seus arquivos. Sobraram 50GB livres. Você pode criar uma partição de até 50GB e transferir seus arquivos para lá.

Para usuários do Windows Vista e 7, a tarefa pode ser feita pelo próprio sistema, através do menu Sistema e Segurança>Ferramentas Administrativas>Criar e formatar partições do disco rígido. Acompanhe o passo a passo do UOL Tecnologia, com ajuda da equipe da FEI.

Já no Windows XP, a tarefa é mais complicada. A equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI recomenda o software gratuito Gparted para particionar o HD. Há outros softwares que também desempenham a tarefa, mas pagos, como o Norton PartitionMagic 8.0 (US$ 69,95).

Após fazer o download do Gparted, é necessário gravar um CD com o arquivo ISO do programa. Ele servirá como um disco de boot: ao reiniciar o computador com ele no driver, o Gparted será iniciado. Veja os detalhes da configuração do programa.

Em ambos os casos, ao salvar seus arquivos pessoais na partição nova, bastará formatar apenas a partição onde está o sistema operacional. Preste atenção durante o processo de formatação: formate apenas o disco onde está o sistema, para não perder os seus arquivos (em geral, o Windows é instalado em C:\, vale a pena conferir as configurações em Meu Computador).

Depois de formatar a partição onde está o sistema, será necessário reinstalá-lo, conforme explica o tutorial do UOL Tecnologia. Vale lembrar ainda que o processo de formatação e reinstalação do sistema operacional pode demorar horas e exige paciência do usuário.

Ainda, se não se sente seguro para realizar a tarefa, melhor deixar a formatação para um técnico em informática especializado. E, mesmo que manter um backup externo não seja barato, nem um processo rápido, vale a pena o investimento e a paciência para copiar e deixar seus dados a salvo fora do seu próprio computador.
 

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host