UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Sua dúvida

13/04/2010 - 08h00

Saiba como fazer backup de seus e-mails do Outlook e sites favoritos

Da Redação*

Na hora de fazer uma cópia de segurança, boa parte das pessoas lembra de copiar arquivos e pastas importantes. No entanto, outros itens  teoricamente menos importantes acabam passando em branco pelos usuários. Com base nisso, o UOL Tecnologia preparou um tutorial que mostra como fazer cópia de mensagens e configurações do Outlook, além de como salvar os sites favoritos do navegador. Confira.

Microsoft Outlook
Para o tutorial foi utilizado o Microsoft Office 2003 (Clique aqui para ver o passo a passo detalhado). O programa de e-mail, que faz parte do pacote Office, é muito utilizado pelas empresas, sobretudo por ter uma interface mais voltada para a produtividade: tem calendário, permite a inserção de tarefas para cumprir, conta com um bom formulário de contatos, etc.

O processo para cópia de arquivos é simples. Basta ir ao menu Arquivo > Importar e Exportar. Na sequência, deve-se escolher a opção Exportar para um arquivo. No que diz respeito à seleção de formato de arquivo, a mais utilizada – até por ser mais estável – é a PST. Com isso definido,  basta selecionar as pastas de e-mail que deseja copiar e dar prosseguimento aos passos sugeridos pelo assistente do Outlook.

O procedimento utilizado para a cópia de e-mails também pode ser usado em backup de outros itens do Outlook como contatos e tarefas agendadas.

Outlook Express 6
Diferente do Microsoft Outlook, o Outlook Express 6 (Clique aqui para ver o passo a passo detalhado) é mais leve e tem menos funções. No entanto, seus grandes diferenciais, ao menos na hora de fazer backup de arquivos, são a simplicidade na cópia das pastas e a facilidade em copiar configurações.

Para fazer backup de mensagens no Outlook Express 6 é preciso achar a pasta de armazenamento e, em seguida, copiar seu conteúdo. A “localização” da pasta pode ser achada indo, com o programa aberto, no menu Ferramentas > Opções. Na sequência, escolha a aba Manutenção e clique no botão Pasta de Armazenamento. Depois é só acessar a pasta e copiar os arquivos com extensão “.dbx”, para um pendrive ou CD.

O processo para a cópia de configurações também é simples. Vá ao menu Ferramentas > Contas e selecione a aba E-mail. Depois, é preciso selecionar a conta de e-mail, que o usuário quer copiar as configurações, e clicar no botão Exportar. Será gerado um arquivo com extensão “.iaf”. Para aplicar as configurações em um Outlook Express sem nada, basta fazer o mesmo caminho, escolher a opção Importar e selecionar o arquivo.

Navegadores
Para mostrar o procedimento para a cópia de sites favoritos de navegadores, o UOL Tecnologia usou os 3 navegadores mais utilizados: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

O Internet Explorer tem um procedimento um pouco longo (clique aqui para ver o passo a passo), mas intuitivo. Após ir no menu Arquivo > Importar e Exportar, escolha Exportar para um Arquivo e marque Favoritos, na janela “O que você gostaria de exportar?”. Em seguida é só selecionar as pastas de Favoritos pretendidas e ir clicando no botão próximo.

Firefox (Clique aqui para ver o passo a passo no navegador da Mozilla) e Chrome (Clique aqui para ver o passo a passo no navegador do Google) usam procedimentos muito parecidos. Em ambos, após digitar simultaneamente Ctrl + Shift + B, abrem um Gerenciador de Favoritos, após isso é só ir na opção Importar e Backup – no Firefox – e Exportar Favoritos – no Chrome.

* Dúvida enviada pela internauta Débora Simões

Últimas dicas de Sua dúvida

Hospedagem: UOL Host