UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

09/11/2007 - 10h22 / Atualizada 09/11/2009 - 19h34

Aprenda a criar fotos panorâmicas em 360º

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Quando você tira fotos, quer que a câmera capte tudo o que viu com os olhos. Sabe aquela sensação de que a foto não corresponde à paisagem? Tudo bem, tem cenas de tirar o fôlego que são completadas pelo estado de espírito e pela companhia. Mas muitas vezes o problema é o que "cabe" na foto —e para ajudar você a conseguir mapear tudo a seu redor, o UOL Tecnologia selecionou programas que juntam fotos em panorâmicas de até 360°, para você relembrar de todos os ângulos daquele momento inesquecível.

Quais softs você usa para mexer em suas fotos? Compartilhe

Para começar, bata as fotos. Se a paisagem é horizontal, é aconselhável que você tire as fotos na vertical (assim consegue pegar um maior campo da imagem). As fotos devem ser batidas seguidamente e ter pontos em comum para que os programas saibam onde juntar uma imagem com a outra —é por sobreposição de elementos comuns que os programas conseguem unir as imagens.

É importante também que você tire todas as fotos de um mesmo ângulo e até use um tripé para evitar "tremedeiras" que podem atrapalhar na hora de montar a panorâmica. Depois das fotos tiradas (de 0 a 360º), é só transferir as fotos para o computador. E editá-las com o programa que preferir.

Lentes ajudam

Com o uso de lentes específicas e distância focal adequada, você pode aumentar ou diminuir o ângulo e a profundidade da foto. Uma lente objetiva de 50 milímetros é considerada normal e corresponde aproximadamente à visão humana. Abaixo desse valor, temos as objetivas chamadas de "grande angular", que podem captar um ângulo maior, como se estivéssemos nos afastando da cena (aquele passinho a mais para trás que faz com que a imagem caiba na foto). Acima de 50 mm, elas são consideradas teleobjetivas, têm um ângulo inferior e aproximam a imagem (são responsáveis pelos grandes zooms).

Uma objetiva a 35 mm cobre um campo 62 graus, e a 24 mm abrange 84 graus, por exemplo. Há ainda as lentes olho-de-peixe, de 6 a 8 mm, que abrangem um ângulo de 180 graus e provocam o efeito de imagem circular. Entretanto, as objetivas podem distorcer as imagens, alterando a perspectiva e fazendo um objeto parecer mais distante que outros.

Grande parte das câmeras atuais vem com objetiva grande angular, mas ela sozinha não consegue criar fotos panorâmicas. É aí que entra o computador.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host