UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

17/03/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 19h36

Saiba com que velocidade você navega (ou naufraga) na Web banda larga

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Downloads intermináveis, sites que demoram a carregar e aplicativos web com funcionamento para lá de capenga. Se esta tríade é uma realidade constante no seu computador, é bem provável que a conexão à Internet esteja prejudicada.

Antes de ligar no serviço de atendimento ao consumidor do provedor contratado —e amargar os "dez minutinhos" de espera ao som do jingle da empresa— saiba que é possível checar a velocidade com a qual você navega e tirar a teima sobre a lentidão.

As opções para isso vão de sites gratuitos a plug-ins para o Firefox, passando por softwares que podem dar uma mãozinha até mesmo quando a conexão não consegue ser medida de forma online.

Conheça abaixo algumas dessas formas, selecionadas pelo UOL Tecnologia, de medir a velocidade da sua Web —e veja se você está navegando ou naufragando na rede.

Sites

A Beltrônica: O site, de uma empresa do ramo da telefonia, oferece serviço de medição de velocidade da Web. Com interface em português, mede tanto a velocidade de download quanto a de upload de sua conexão e permite que você envie convites para que seus contatos utilizem o serviço.

Numion: Basta clicar no hyperlink para que o site meça a sua velocidade de download (a que é mencionada no contrato do provedor) a velocidade de upload e exiba, em gráficos, a performance da sua Internet. Em inglês.

SpeekEasy: Escolha um dos servidores de uma das cidades norte-americanas listadas e aguarde o veredicto do site: sua velocidade será listada em segundos, com velocímetros simulando a medição. Em inglês.

Atenção ao contratar o serviço de banda larga. Este é o conselho que o Procon-SP dá ao consumidor. "Observar o que está escrito no contrato e guardar comprovações, impressas se possível, auxilia ao pleitear melhorias em serviços mal prestados", explica a assistente de direção do órgão Fátima Lemos.

O consumidor que ler minuciosamente o contrato verá que serviços como Virtua e Speedy vendem velocidades máximas de downloads a serem atingidas -e não as que serão sempre desempenhadas na conexão do usuário. Está presente no contrato de ambos os serviços a possibilidade de que o cliente navegue a até 10% da velocidade contratada.

Ou seja: quem assina uma velocidade de 2 megabytes por segundo, poderá aturar velocidades de 200 quilobytes por segundo. "A conivência da Anatel com isso é um dos motivadores das velocidades lentas desempenhadas pela banda larga do Brasil", critica Fátima. É bom concluir antes se você concorda ou não com a possibilidade.

BANDA LENTA?
Softwares

Broadband Speed Test: Leve e com interface de fácil utilização, o software se abre como uma pequena janela ao ser utilizado. Mede tanto a velocidade de download como a de upload. Pode auxiliar na resolução de problemas corriqueiros de conectividade. Em inglês.

My Speed PC Lite: Para Windows XP, o software faz gráficos da velocidade baseados no tempo da conexão e classifica a velocidade obtida. O programa mede tanto a velocidade de download como a de upload. A qualidade do serviço prestado por sua operadora de Internet também é medida. Em inglês.

Plug-in

Bandwidth Meter: Extensão para o browser Firefox que dá fácil acesso à medição de sua velocidade Web: mostra o IP, o domínio público e testa a velocidade e largura de banda de download e upload. Fica na barra de ferramentas e abre uma pequena janela pop-up quando selecionado com os dados da conexão. Em inglês.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host