UOL Notícias Tecnologia

29/02/2008 - 07h02

Imagens desorganizadas? Bote 'ordem na casa' com o iPhoto

Henrique Martin |Para o UOL Tecnologia
O intuito básico do iPhoto é organizar a sua biblioteca de fotos. A sua tela principal divide-se em uma barra lateral, à esquerda, com informações sobre a Library (biblioteca), atividades recentes, álbuns e slideshows, e uma grande área à direita, onde ficam as fotos, com comandos de edição e acesso a serviços em uma barra inferior. Quando é feita a importação de novas fotos, é possível marcá-las com palavras-chave (família, eventos, aniversários etc.), o que ajuda na busca posterior.

A versão 2008 do iPhoto traz um recurso interessante, mas que pode confundir um pouco a cabeça do usuário. Até a última versão, ao importar fotos, o usuário podia deixar os arquivos "soltos" na grande massa de imagens ou criar álbuns dedicados a cada tema. No iPhoto'08, a cada nova importação o programa cria um Event (evento). Cada evento é um grupo de imagens feitas em um certo período de tempo. Então, se sua câmera tem fotos de dois dias seguidos, você terá dois novos eventos criados. Esses eventos podem ser unificados e renomeados, sem problemas, e ainda é possível criar novos álbuns ao seu gosto.

Ao observar diversos eventos na tela principal e clicar sobre um, o ícone de contorno ficará amarelo. Ao passar o mouse sobre o evento, a foto que cria o ícone irá mudar —dá para navegar rapidamente por essas fotos, sem precisar abrir a galeria.

Existe ainda a possibilidade de visualizar todas as fotos de uma vez só. Para isso, vá ao item Photos, na barra esquerda. Ali, como em todo o programa, o controle do número de imagens fica de acordo com o gosto do usuário. Se quiser muitas (e pequenas), basta mover o comando de zoom (na barra inferior direita) para a esquerda. Se a opção forem miniaturas maiores das fotos, arraste para o lado direito.

Além dos eventos, o iPhoto também cria álbuns manualmente —mas usar os eventos, depois de entender o que eles são e como funcionam, pode deixar a organização mais fácil.

E, com a popularização das câmeras digitais que também fazem filmes, o iPhoto também consegue inserir vídeos curtos na biblioteca, embora não permite editá-los. Ao clicar em um deles, o aplicativo QuickTime irá abrir e reproduzir o arquivo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host