UOL Notícias Tecnologia

16/04/2008 - 07h03

Manter os cartuchos em ordem reduz problemas na hora da impressão

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Os cartuchos de impressoras do tipo jato de tinta são uma das poucas peças em que o usuário leigo pode mexer sem correr o risco de danificar o equipamento.

Por sorte, também, boa parte dos problemas que acontecem na hora da impressão —principalmente as emergenciais—, como falhas e manchas nas folhas, podem ser consertados com procedimentos simples, feitos direto no cartucho.

As falhas na impressão, por exemplo, podem acontecer por conta de tinta seca no cartucho. "Quando ficamos muito tempo sem utilizar a impressora, é comum a tinta secar", explica Vagner Issei, da S.O.S Computadores.

O procedimento mais simples, a princípio, é executar os passos oferecidos pelo software que acompanha o equipamento. Com ele, pode-se alinhar a cabeça de impressão, verificar os jatos de tinta e, até mesmo, trocar cartuchos.

Em regra geral, o programa difere um pouco entre fabricantes e também entre modelos. Mas é possível encontrar boa parte dessas tarefas em todos os equipamentos. Para acessá-lo, é preciso ir até a área de gerenciamento de impressão (No "Iniciar" > "Impressoras e fax" > "Escolha a impressora"), clicar em "Propriedades" e seguir os passos indicados pelo programa.

Para os testes do UOL Tecnologia, utilizamos o modelo C65, da Epson. Veja um passo a passo em fotos mostrando como ele funciona.

Mão na massa

Se mesmo seguindo os comandos oferecidos pelo software do equipamento, a impressão ainda sair com falhas, é hora de usar alguns truques para tentar desobstruir a passagem da tinta.

O primeiro passo é retirar o cartucho do carro de impressão. Depois, pegue um pano levemente umedecido com água e passe na área onde sai a tinta. Nessa hora, tome cuidado para não colocar as mãos nos conectores que ficam no cartucho. Caso isso aconteça, passe uma borracha branca sobre ele.

Em cartuchos da Epson, também é possível passar um cotonete na área onde sai a tinta. Mas apenas nas bordas.

"Outra dica que, embora não recomendada pelo fabricante, dá resultado é colocar a saída de tinta do cartucho Epson próxima a um recipiente com água quente. Assim, o vapor ajuda a amolecê-la", explica Mauricio Schorsch, coordenador dos cursos de TI do Senac Consolação.

Vale ressaltar que, mesmo depois de tais procedimentos, é recomendado executar o passo a passo oferecido pelo software para limpar e alinhar a cabeça de impressão.

Veja o passo a passo em fotos para limpar os cartuchos

Tonner para laser

As impressoras a laser trazem menos problemas que as do tipo jato de tinta, mas tentar consertar sozinho os que aparecem podem acabar saindo mais caro do que enviá-la a um técnico (o custo fica entre R$ 100,00 e R$ 150,00).

Em caso de falha de impressão, uma dica dada por Vagner Issei, da S.O.S Computadores, é retirar o tonner e chacoalhá-lo. "Às vezes o pó para impressão se aglomera e é preciso separá-lo". Contudo, se aparecer uma tarja preta de fora a fora na folha impressa, o problema não está no cartucho e é preciso encaminhar o equipamento para a assistência técnica.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host