UOL Notícias Tecnologia

22/10/2007 - 07h01

O que não fazer em apresentações de PowerPoint

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Agora que você já conheceu dicas para trabalhar melhor com o PowerPoint, veja uma lista de erros comuns em apresentações.

Colocar fontes diferentes. A escolha das fontes é muito importante tanto para manter a legibilidade, ou seja, garantir que o público conseguirá ler o que você escreveu, quanto para não causar problemas de incompatibilidade em outros computadores. Por isso, prefira as fontes básicas como Arial, Verdana e Times New Roman. Você também pode salvar as fontes junto com o documento em Save As > Tools > Save Options > Embed TrueType fonts (Salvar Como > Ferramentas > Opções de Salvamento > Salvar fontes TrueType). Note que o tamanho do arquivo ficará maior se você salvar as fontes.

Copiar e colar imagens e vídeos. Você deve sempre inserir imagens, vídeos e gráficos no documento pelo menu Insert > Picture (Inserir > Imagem), Insert > Movies and Sounds (Inserir > Vídeos e Sons) e Insert > Chat (Inserir > Gráfico). Assim, você evita que imagens fiquem quebradas ou que travem o arquivo.

Inserir muito texto. A apresentação é para servir de apoio e não para dar todas as informações. Então, não leia o que está escrito e não coloque textos muito longos, prefira o uso de marcadores e tópicos.

Não revisar a apresentação. Você deve certificar-se que a apresentação está concluída e que não apresenta erros de português e de informação.

Colocar muitos efeitos, transições e imagens. A apresentação deve servir de apoio às observações orais, que devem ser mais atraentes. Os slides não podem roubar a atenção nem cansar o público com transições intermináveis, efeitos onde cada palavra surge por vez e assim por diante.

Arquivos grandes. Na hora de enviar uma apresentação por e-mail, por exemplo, ela não pode estar muito grande. Por isso, controle no uso de imagens e vídeos que tornam o arquivo ainda maior. Lembre-se de enviar os vídeos quando os arquivos serão abertos e editados por outras pessoas.

Uso excessivo de cores. Deve-se evitar cores com pouco contraste ou muito chamativas no fundo. Também não é aconselhável usar muitas cores em uma só apresentação, o ideal é usar uma combinação de três ou quatro cores em todo os slides (para texto e fundo).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    dicas para trabalhar melhor com o PowerP%>