UOL Notícias Tecnologia
 

CeBIT 2010

05/03/2010 - 09h42

Cebit oficializa chegada de computadores portáteis à era do ''três em um''

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha
  • Classmate PC, da Intel, ganhou novo design e tela giratória. Ele pode ser usado como um caderno de anotações por estudantes e também como e-reader

    Classmate PC, da Intel, ganhou novo design e tela giratória. Ele pode ser usado como um caderno de anotações por estudantes e também como e-reader

 

Se você anda em dúvida se quer comprar um computador portátil (notebook ou netbook), leitor de livros eletrônico ou um tablet, melhor aguardar os próximos lançamentos que vêm por aí. Isso porque a Cebit, feira de tecnologia realizada na Alemanha até sábado (6), mostra que várias fabricantes rumam para o desenvolvimento de máquinas híbridas, que desempenham as três funções.

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
Clique para ampliar a foto

Quem deu a largada para essa tendência foi a Apple, que em janeiro apresentou o portátil iPad. A novidade, que deve começar a ser vendida nos Estados Unidos ainda em março, tem tela sensível a múltiplos toques, exerce a função de leitor digital (por isso representa um forte concorrente ao Kindle, da Amazon) e permite acesso rápido à internet.  O produto da Apple não tem teclado "de verdade", mas sim uma versão touchscreen QWERTY, que aparece na tela e permite a digitação.

No evento da Alemanha, Asus, Intel e Acer lançaram notebooks que fazem uma verdadeira metamorfose: com telas reversíveis, os computadores ora funcionam como notebooks, ora como e-readers. De quebra, ainda exercem a função de tablets.

Cebit 2010

  • Ana Ikeda/UOL Tecnologia

    Eee PC T91MT foi exibido no evento; entre as opções relatadas pela reportagem, esta alternativa é a mais fina (2,8 cm) no formato tablet PC

Três em um
O Eee PC, da Asus, ganhou a versão T91MT: é o tradicional netbook da fabricante com uma tela touchscreen que gira sobre a própria base. Dessa forma, você pode rotacionar a tela e fechá-la ao contrário, transformando o netbook num formato igual ao de um e-reader e tablet.

Com 500 GB de espaço para armazenamento, processador Intel Atom Z520 e 1,33GHz, o Eee PC garante rapidez para quaisquer das três formas que adotar. Na Europa, chega aos consumidores por 499 euros. No Brasil, o preço sugerido da novidade no site oficial do fabricante é de R$ 2.380. Suas dimensões são de 22,5 cm x 16,4 cm x até 2,8 cm (formato tablet; na "versão computador", a espessura é de 2,5 cm).

Já a Intel apareceu na Cebit para lançar um Classmate "conversível". Ao inverter a tela touchscreen, ela pode ser usada tanto como um caderno de anotações como uma página de um livro. Mas o público alvo, segundo a fabricante, são estudantes de países em desenvolvimento. O produto estará disponível no mercado no segundo semestre, por preço ainda não divulgado.

O material de divulgação da Intel só menciona mudanças na configuração dessa máquina em relação à versão anterior. No primeiro modelo, que teve a estrutura aparentemente mantida, o portátil tinha 24 cm x 21,5 cm x 3,9 cm (formato tablet; ou 2,5 cm na versão tradicional).

O Classmate PC estará disponível no mercado no segundo semestre, por preço ainda não divulgado. Ao contrário das outras alternativas, essa opção tem como foco estudantes de países em desenvolvimento. Isso porque o Classmate PC surgiu para fazer frente ao projeto OLPC (One Laptop per Child), que propunha a distribuição, inclusive no Brasil, de máquinas a US$ 100 cada. Assim, a alternativa da Intel dá prioridade ao baixo custo e também apresenta características de resistência, bem-vindas quando os usuários serão crianças e adolescentes (ele resiste a quedas, o teclado e tela são resistentes à água, tem superfície emborrachada e proteção de disco rígido, por exemplo).

A Acer levou à feira o novo Aspire 1820PT, que funciona como "laptop, porta retrato e caderno de anotações". E também é mais um computador do grupo das telas giratórias. O notebook vem com processador Intel Core 2 Duo, chipset Intel GS45 com gráfico 3D integrado e tem dimensões de 28,5 cm x 20,8 cm x 3,4 cm (tablet ou 2,8 cm com a tela “aberta”).

  • Divulgação

    Acer Aspire possui tela touchscreen reversível de 11,6'' e bateria com autonomia de 8 horas

 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host