UOL Notícias Tecnologia
 

CeBIT 2010

05/03/2010 - 17h09

Mesmo desconfiados, alemães se rendem a carros coloridos do Google Street View

ANA IKEDA||Do UOL Tecnologia
  • Stand cheio mostra que campanha do Google para conquistar a simpatia do público alemão pode surtir efeito

    Stand cheio mostra que campanha do Google para conquistar a simpatia do público alemão pode surtir efeito

 

ÁLBUM DE FOTOS
Ana Ikeda/UOL
Clique para ampliar a foto

Para tentar ganhar a confiança dos alemães e desfazer a polêmica sobre a invasão de privacidade causada pelo serviço Street View, que coleta imagens no país desde 2008, o Google resolveu tentar uma abordagem diferente. A partir de agora, nada de carros pretos intimidadores circulando pelas ruas: os veículos ganharam pintura nova e uma logomarca bem visível da empresa.

Durante a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, realizada até sábado (6) na cidade alemã de Hanover, a gigante da internet iniciou uma campanha para atrair a simpatia do público local. O stand do Google – que nunca marca presença em feiras de tecnologia – é uma espécie de atração especial, sempre lotado. Todos querem tirar fotos ao lado dos carros do Street View.

Lawrence Garwood, da Pct, empresa que ajudou a criar a campanha, explica que o povo alemão preza bastante pela preservação da própria privacidade. “Os mais preocupados com a divulgação das imagens são as gerações mais velhas. Os mais jovens aceitam e compreendem mais facilmente como funciona o serviço”, afirma.

Para se ter uma ideia da preocupação dos alemães com a divulgação de suas imagens na internet, o UOL Tecnologia fez várias tentativas de convencer visitantes para que tirassem fotos ao lado do carro – que seriam publicadas aqui nesta reportagem. “Prefiro não tirar” e “não, obrigado” foram frases ditas quase em coro por eles. A desconfiança sobre qual uso será feito das fotos foi geral.

Faces borradas
Além de dar a pintura especial para três dos carros que circularão para captar as imagens, funcionários da empresa permanecem no stand tirando todos os tipos de dúvidas dos curiosos. O vídeo do momento da pintura, feita no primeiro dia da Cebit, passa incessantemente no espaço.

Garwood explica que grande parte dos visitantes quer saber como funciona o sistema de captação das imagens. “Muitos não sabem, por exemplo, que um software especial borra de forma automática as imagens dos rostos das pessoas, pois identifica pontos como nariz e boca, para preservar suas identidades”.

Visita guiada
A Cebit oferece uma grande variedade de visitas guiadas. O stand do Google fica na borda de um pavilhão sobre mundo na web e conectividade. Surpreendentemente, uma das paradas obrigatórias da visita guiada sobre Segurança em TI (tecnologia da informação) é justamente onde estão os carros do Street View. Não há como duvidar dos esforços da gigante da internet para desfazer a imagem de vilã da privacidade.

 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host