! 3 - Biometria - 21/07/2005 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/07/2005 - 18h00
3 - Biometria

Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Veja como funciona o sistema biométrico do Detran-SP

1 - Cadastro
Para que o sistema possa, mais tarde, reconhecer o candidato através de sua digital, é necessário, primeiramente, cadastrá-lo. Isso acontece durante o exame médico. A impressão digital é incluída na ficha virtual do candidato, como mais um dado seu. A impressão digital é capturada três vezes. O sistema escolhe a imagem mais nítida, identifica as minúcias da digital (leia mais), e envia o arquivo para o banco de dados de Detran -o Gefor.

O scanner deve ter resolução superior a 500dpi, para que as vilosidades da pele possam ser capturadas. A transmissão de dados para o computador é feita via USB.


2 - Identificação
O arquivo com a impressão digital do candidato é baixado pela escola em que ele faz as aulas teóricas, e incorporado à base de dados local. Antes de iniciar a aula, a escola seleciona no sistema a próxima turma, para que o software agrupe as digitais dos alunos que chegarão.

Assim, quando os alunos encostam o dedo no leitor, a imagem do seu dedo é comparada às que já estão selecionadas. É o processo chamado, em biometria, de "identificação". O computador identifica quem é a pessoa que apresenta aquele dedo, dentre todos os dedos disponíveis para a busca.

Se um aluno da manhã, colocar a digital no leitor e no software tiver sido selecionada a turma da noite, o sistema não o identificará, ainda que sua digital faça parte da base de dados da escola.

Essa foi a tática adotada para reduzir o tempo de processamento dos dados -tão maior quanto a base de arquivos. Em vez de pesquisar a digital de todos os alunos da escola, o sistema só analisa os dados dos que devem comparecer à aula naquele horário.

A configuração mínima para que o equipamento biométrico possa ser instalado é: processador Pentium, placa USB, Windows, versão 98 ou superior, e 64 MB de memória RAM.

Bruno Aragaki/UOL
Bruno Aragaki/UOL
Fila para marcar presença em leitor de digitais, em auto-escola de São Paulo
Em uma auto-escola da capital visitada pela reportagem na semana de implantação da biometria eletrônica, o desempenho do distema era baixo. Levava-se mais de 1 minuto para o computador receber a imagem da digital coletada no sensor e identificar o aluno. Com cerca de 60 alunos, a auto-escola gastava mais de 1 hora apenas para registrar presença na hora da entrada.


3 - Envio de dados
Em até 5 dias, a escola envia os dados para o Detran, que autoriza os alunos que cumpriram a carga horária obrgatória a fazer os exames.

(Bruno Aragaki)

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES